Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática

Autores

  • Cleyton Gontijo Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3321

Palavras-chave:

Criatividade;, Educação matemática;, Estratégias de ensino

Resumo

A sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.

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Biografia do Autor

Cleyton Gontijo, Universidade Católica de Brasília

Doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília. Professor do Centro de Educação e Humanidades da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

30.06.2007

Como Citar

Gontijo, C. (2007). Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática. Linhas Crí­ticas, 12(23), 229–244. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3321

Edição

Seção

Artigos