Profesoras de biología: historia de vida, formación y contexto educacional brasileño (1960-2010)

Autores/as

  • Iara Mora Longhini Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4110

Palabras clave:

Profesoras de biología, Enseñanza de biología, Historia de vida, Formación

Resumen

Este texto es el resultado de una investigación, en la buscamos relacionar la formación de profesoras de Biología de diferentes regiones de Brasil al contexto educacional del país, durante el período comprendido entre 1960 y 2010, a partir de sus historias de vida. De ese modo, este trabajo toma por base la descripción interpretativa y se sirve de la historia de vida como procedimiento investigativo, en el campo de las investigaciones cualitativas en el área de educación. Los resultados revelan la estrecha relación existente entre el contexto socio-político-educacional y la formación docente, una vez que aquel nortea las políticas de formación del profesional docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1991.

BRASIL, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1961.

BRASIL. Reforma do Ensino Superior. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 1968.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971.

BRASIL, Coletânea de Leis, Pareceres, Decretos-lei, Resoluções e Portarias. Ensino. Uberlândia, UFU, 1980, 1986, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CEB n. 3, de 26 de junho de 1998.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha; STUDART, Denise Coelho. Educação e Comunicação em Museus de Ciência: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina (Orgs.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p.83-106.

CHASSOT, Ático. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. (Coleção educação em química).

CICILLINI, Graça Aparecida. Conhecimento científico e conhecimento escolar: aproximações e distanciamentos. In: CICILLINI, Graça Aparecida; NOGUEIRA, Sandra Vidal (Orgs.). Educação escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 37-66.

CUNHA, Myrtes Dias da. Cotidiano e processo de formação de professores. In: CICILLINI, Graça Aparecida; NOGUEIRA, Sandra Vidal (Orgs.). Educação escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 67-83.

FLORES, Maria Assunção. La investigación sobre los primeiros años de enseñanza: lecturas e implicaciones. In: MARCELO GARCÍA, Carlos. (Coord.) El profesorado principiante: inserción a la docencia. Barcelona: Octaedro, 2009. p. 59-98.

FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FRACALANZA, Hilário. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. (304p). Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas/São Paulo, 1992.

GOODSON, Ivor. Dar voz ao professor: as histórias de vida do professor e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p.63-78.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1996.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p.20-29. jan/fev/mar/abr 2002.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

NASCIMENTO, Fabrício; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p.225-249, set.2010. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/39/index.html>. Acesso em 15 de set. de 2011.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Narrativas e saberes docentes. In: _______. (Org.) Narrativas e saberes docentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 169-190.

RODRIGUES, Maria de Lourdes Bandeira; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Aspectos históricos do ensino de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. (Org.) Práticas Pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina: EDUFPI, 2008. p. 61-102.

SANTOS, Ângela Regina dos Reis; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. O ensino de ciências naturais nas séries iniciais: tendências atuais. In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. (Org.) Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina: EDUFPI, 2008. p. 27-60.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.77-91.

SELLES, Sandra Escovedo. A produção dos BSCS: livros didáticos e história da disciplina escolar Biologia. In: Simpósio Internacional “Livro Didático-Educação e História”, 2007, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional, São Paulo: USP, 2007. v. 1. p. 1-17.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 1986. p. 4-14.

SOUZA, Elizeu Clementino; FORNARI, Liege Maria Sitja. Memória, (auto)biografia e formação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’ÁVILA, Cristina. (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 109-134. ”“ (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, ANPEd, n.13, p. 5-24, jan.fev.mar.abril de 2000.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Publicado

2013-05-02

Cómo citar

Longhini, I. M. (2013). Profesoras de biología: historia de vida, formación y contexto educacional brasileño (1960-2010). Linhas Críticas, 19(38), 207–227. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4110

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.