A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3276Palabras clave:
Bildung;, Contra-educação;, Educação padronizadora;, Escola de FrankfurtResumen
O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Negative dialectics(translated by E. Ashton). New York: Seabury Press,1973.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialektik der Aufklaerung. Frankfurt a Main:Suhrkamp, 1988.
BENJAMIN, Walter. Schriften, II. Frankfurt a Main: Suhrkamp, 1982.
______. Ueber den Begriff der Geschichte. In: Gesammelte Schriften, I.2, Frankfurt a Main:Suhrkamp, 1974, p. 693-704.
GEUSS, Raymond. Kultur, bildung, geist. History and Theory. v. 35, n. 2, p. 151-164, 1996.
GUR-ZE'EV, Ilan. Walter Benjamin and Marx Horkheimer: from utopia to redemption. TheJournal of Jewish Thought and Philosophy. v. 8, p. 119-155, 1998a.
______. Towards a non-repressive critical pedagogy. Educational Theory. v. 48, n. 4, p. 463-486,Fall 1998b.
______. Philosophy, politics and education in Israel. Tel-Aviv: University of Haifa, 1999.
______. Cyberfeminism and education in the era of the exile of spirit. Educational Theory. v. 49,n. 4, p. 437-455, Fall 1999.
GUR-ZE'EV, Ilan; MASSCHELEIN, Jan; BLAKE, Nigel. Reflectivity, reflexion, and counter-education. Studies in Philosophy and Education. v. 20, n. 2, p. 93-106, 2001.
HARAWAY, Dona. Simians, cyborgs and women. New York: Routledge, 1991.
HERMANN, Ley. Bildungund Ideologie. Deutsche Zeitschrift fuer Philosophie. v. 21, p. 1.178-1.194, 1973.
HORKHEIMER, Max. Eclipse of reason. New York: Oxford University Press, 1974.
______. Kritische Theorie gestern und heute. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985a, p. 471-508.
______. Die Aktualitaet Schopenhauers. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main: Fischer,1985b, p. 313-339.
______. Dawn & Decline. Notes 1926-1931 and 1950-1969. New York: Seabury Press, 1978.
______. Die Sehnsucht nach dem ganz Anderen. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985c, p. 385-404.
______. Wertfreiheit und Objektivitaet ”“ Max Weber, In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt aMain: Fischer, 1985f, p. 259.
______. Die verwaltete Welt kennt keine Liebe. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985d, p. 362.
______. Philosophie und Studium. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer,1985e, p. 381-390.
______. Ueber das Vorurteil. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer, 1985f, p.200.
______. Lehren aus dem Faschismus. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer,1985g, p. 11.
______. Gedanken zur politische Erziehung. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985h, p. 150.
______. Begriff der Bildung. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer, 1985i, p.409.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialectic of Enlightenment(translated by JohnCumming). New York: Herder and Herder, 1973.
LEVINAS, Emmanuel. Collected Philosophical Papers(translated by Alphonso Lingis). The Hague:Martinus Nijhoff, 1987.
MARCUSE, Herbert. One Dimensional Man. Tel Aviv: Sifriyat Poalim, 1971 (in Hebrew).
NIETZSCHE, Friedrich. An attempt at self-criticism. In: The Philosophy of Nietzsche. (translatedby Clifton Fadiman). New York: New American Library, 1954, p.
OELKERS, Juergen. The origin of the concept of Allgemeinbildungin the 18th century Germany.Studies in Philosophy and Education, v. 18, p. 25-41, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.