Educação a distância: concepção e desenvolvimento

Autores/as

  • Eva Waisros Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3166

Palabras clave:

Educação a distância;, Comunicação mediada;, Modelos pedagógicos;, Aprendizagem colaborativa em rede;, Sistema de respostas automatizadas

Resumen

Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas.   

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Publicado

2003-10-31

Cómo citar

Pereira, E. W. (2003). Educação a distância: concepção e desenvolvimento. Linhas Críticas, 9(17), 197–212. https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3166

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