Psicopedagogia e fracasso escolar

Authors

  • Adriana Mabel Fresquet

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3093

Keywords:

Psicopedagogia, Fracasso escolar;, Zona de desenvolvimento proximal;, Funções psicopedagógicas;, lntersubjetividade;, Necessidades educacionais especiais

Abstract

O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2003-07-31

How to Cite

Fresquet, A. M. (2003). Psicopedagogia e fracasso escolar. Linhas Críticas, 9(16), 45–62. https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3093

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.