Notas sobre a formação na pós-graduação e os impactos no trabalho de edição
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.23278Keywords:
EditorialAbstract
A escrita de um editorial para uma revista científica tem duas tradições bem distintas, a primeira mais próxima de uma apresentação, enumera o que foi feito naquele número, uma espécie de índice comentado que atrai poucos leitores, de leitura desagradável e redundante – o sumário já nos diz quais textos encontraremos ali e os resumos dos textos o que encontraremos neles – e uma segunda tradição que flerta com a defesa de uma tese, a provocação ao debate ou jogar luz sobre alguma questão sensível tratada ao longo da publicação. As duas tradições estão por todos os campos de conhecimento a servir de preâmbulo às mais diversas publicações. Também, poderia acrescentar a esta dupla um ensemble des idée das duas, também frequente, e que trabalha com ambas as necessidades editoriais – dizer algo e apresentar os textos publicados – com as dificuldades encontradas por todos os personagens híbridos: não cabe numa categoria, num gênero, é ao mesmo tempo de mais e de menos e, por final, sempre soa como algo estranho e feito para se cumprir uma praxe, uma tradição que nos tempos acelerados e hiperdispersivos que vivemos parece anacrônica. Digo isso apenas para que o caráter estranho desse editorial figure como um valor, já que, de fato, não restam dúvidas de seu lugar como patinho feio dos textos acadêmicos.
Downloads
References
Brasil (2013). Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD. Disponível em http://www. capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
CAPES (S/d). Qualis-Periódicos. Para que serve?. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/ index.jsf;jsessionid=Ncdrt9Lp5LLeH1LOwwc-HiYg.sucupira-205. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Barata, R B. (2016) Dez coisas que você precisa saber sobre o Qualis. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, nº 30, p. 13-40. Disponível em http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/947. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Souza, E.C & Delory-Momberger. Apresentação: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade. In: Revista Linhas Críticas, vol. 23, 2018, p. 8-13. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/ view/20274/18726. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Puentes, R. V & Longanezi, A. M. Escola e Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. In: Educação em Revista, Mar 2013, vol.29, nº1, p.247-271. Disponível em http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Said, E. (2017) Representações do intelectual. São Paulo: Companhia das Letras.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Rodrigo Matos de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).