Quarto episódio do podcast da Linhas Críticas

08.12.2020

No quarto episódio do podcast da Linhas Críticas, entrevistamos Tayanne da Costa Freitas e Ingrid Dittrich Wiggers, autoras do artigo "Escolas-parque de Brasília: diálogos com a produção acadêmica", publicado em 25/08/2020.

Resumo do artigo: As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no plano de construções escolares de Brasília. Em parceria com as escolas-classe, oportunizam atividades complementares de caráter recreativo e artístico. Este trabalho analisa produções acadêmicas, buscando identificar tendências das pesquisas sobre as escolas-parque. Identificamos 26 trabalhos, desde a sua fundação, em 1960, até 2017, sendo que a Universidade de Brasília se destaca entre as instituições que apoiaram as mesmas. De acordo com o mapeamento realizado, as produções envolveram temáticas diversas, como artes e suas linguagens, sistema educacional do Distrito Federal, educação do corpo, arquitetura escolar, educação e tecnologia, bem como de caráter multidisciplinar.

Palavras-chave: Educação, Infância, Revisão de Literatura, Escola-parque, Brasília.

Leia o artigo completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26429

Para contato com as autoras: imagem.unb@gmail.com