Educação bilíngue para surdos no Brasil: reflexões críticas
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40982Mots-clés :
Políticas públicas. Bilinguismo surdo. Ensino-aprendizagem. Formação de professoresRésumé
Este artigo consiste-se em uma pesquisa bibliográfica acerca da temática bilinguismo surdo, tendo como suporte o banco de teses da CAPES, para compreender qual o tratamento dado à questão na última década, com os objetivos de apresentar sucintamente o histórico das políticas públicas para a educação bilíngue de surdos no Brasil; discutir conceitos acerca da identidade relacionados à educação bilíngue para surdos; arrolar as pesquisas realizadas no Brasil em nível de doutorado, com foco na educação bilíngue de surdos e discutir as implicações dessas pesquisas para o ensino/formação de professores bilíngues. Os resultados mostram que os estudos na esfera do bilinguismo surdo em nível de doutorado privilegiam o eixo temático ensino/aprendizagem em detrimento aos outros três eixos categorizados, desvelando-se, portanto, uma fragilidade que precisa ser revista.
Palavras-chave: Políticas públicas. Bilinguismo surdo. Ensino-aprendizagem. Formação de professores.
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