From Angicos to Lima: when Paulo Freira meets the baker son

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40689

Keywords:

pedagogia do oprimido, teatro do oprimido, educação, política.

Abstract

The text is a lecture given at a table with the title: “Education is an act of love, therefore an act of resistance: homage to the centenary of Paulo Freire”.A story yet to be told: when Paulo Freire, in his centenary, meets Augusto Boal, the baker's son, on his 90th birthday, we have the possibility of a dialogue in which love and courage come together as a struggle, rehearsal for the revolution of /the oppressed/os. Linked to the historical struggles of our time, with heads thinking where the feet tread, when pedagogy and theater of the oppressed open the way, we can see the horizon of the concrete utopia of a new sociability, which overcomes exploitation and oppression.

Author Biography

Helga Maria Martins de Paula, Universidade Federal de Jataí

Professora Adjunta de Direito Público na Universidade Federal de Jataí (UFJ) e no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da UFG. Professora convidada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFJ. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do projeto de pesquisa Pandemia e Agronegócio: expropriações e desigualdades desde o capitalismo dependente periférico brasileiro e também dos projetos de extensão Cursinho Popular Maria Eloá e Promotoras Legais Populares Libertárias Jataí. Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisas Germinal-Sociedade, Cultura e Formação Humana; Eu Quero-Saúde materno-infantil nos 1000 dias; e O Direito Achado na Rua. Colaboradora do Laboratório de estudos marxistas (LEMARX-UESB). Integra o Grupo de Trabalho "Reconfiguração do Capital" da CLASCO. Parecerista das Revistas da Associação Nacional de Pós Graduandas/os (ANPG), Aby Ayala, Revista de Direito Agrário UFG e Insurgência: revista de direitos e movimentos sociais. Foi coordenadora do curso de direito da UFG/Jataí no período de 2012 a 2014. Vice-coordenadora de 2010 a 2012 e de 2018 a 2020. Foi Coordenadora de estágio e do Núcleo de Prática Jurídica no período de 2010 a 2012. É presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UFJ (2020-2022). Representante da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFJ. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direitos Humanos, Sociologia Jurídica e Teoria do Direito. Desenvolve pesquisas na área de Teoria Crítica do Direito, Direito e Marxismo, Educação Popular (classe, raça e gênero).

References

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

IASI, Mauro. Aula de Vôo. Disponível em: https://acasadevidro.com/aula-de-voo/ . Acesso em 05 de novembro de 2021.

Published

31.01.2022

How to Cite

PAULA, Helga Maria Martins de. From Angicos to Lima: when Paulo Freira meets the baker son. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal], Brasília, v. 8, n. 1, p. 573–578, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40689. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40689. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.