Assessoria Jurídica Universitária Popular e Formação Docente

elementos contra-hegemônicos do aprender a educar no Direito

Autores

  • Assis da Costa Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v2i2.19371

Palavras-chave:

Assessoria Jurídica Universitária Popular. Educação Jurídica. Direito. Reforma Curricular. Licenciatura Jurídica.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre os elementos e as consequências de conceber a Assessoria Jurídica Universitária Popular como serviço que possibilita a formação crítica dos sujeitos em diferentes aspectos da docência ou do tornar-se educador. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é o da pesquisa documental, bibliográfica e vivencia prática como estudante-docente. O trabalho está estruturado em três capítulos. Os dois primeiro procuram discutir o conteúdo epistemológico e metodológico do Direito. No terceiro capítulo, reflete-se sobre a articulação entre Assessoria Jurídica Universitária Popular e reforma curricular, também problematizando a utopia da licenciatura no campo do Direito.

Biografia do Autor

Assis da Costa Oliveira, Universidade Federal do Pará

Professor de Direitos Humanos da Faculdade de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPA, advogado.

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Publicado

24.06.2017

Como Citar

OLIVEIRA, Assis da Costa. Assessoria Jurídica Universitária Popular e Formação Docente: elementos contra-hegemônicos do aprender a educar no Direito. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 2, n. 2, p. 244–270, 2017. DOI: 10.26512/insurgncia.v2i2.19371. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/19371. Acesso em: 18 set. 2024.

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