Pedagogia da Alternância e suas Bases Legais numa Perspectiva de Educação Desafiadora para o Campo

Escolas Comunitárias Casas Familiares Rurais no Estado do Pará

Autores

  • Donária Souza Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v1i2.18922

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância. Trabalho. Legalidade. Comunidades tradicionais. Valor educativo.

Resumo

O artigo aborda a questão da legalidade do ensino ofertado a adolescentes de 14 a 16 anos nas Escolas Comunitárias Casas Familiares Rurais (ECCFRs), destacando as decisões negativas do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA) que consideram ilegal a permanência desses alunos, na faixa etária especificada, nestas ECCFRs, por considerar que a modalidade de ensino aí praticada, a Pedagogia da Alternância, implica exploração do trabalho infantil. Para desconstruir esse entendimento do CEE/PA, foi necessário buscar a sociogênese das Escolas Comunitárias e de sua metodologia, a Pedagogia da Alternância, para contextualizar sociohistoricamente esta experiência educacional apresentando-a como uma alternativa de educação do campo no mundo e, particularmente, no estado do Pará, cujo foco é a consolidação da agricultura familiar sustentável tendo a educação como um dos instrumentos prioritários. Em seguida, faz-se uma abordagem do trabalho infantil como em uma perspectiva cultural, de modo a desconstruir as alegações presentes nas decisões negativas de autorizações e renovações das ECCFRs no Pará pelo CEE/PA.

Biografia do Autor

Donária Souza Silva, UFPA

Pós-Graduanda: Gestão Estratégica em Políticas Públicas, Fundação Perseu Abramo- GAPI/UNICAMP. 2015. Pós-Graduada: Educação em Direitos Humanos e Diversidade pelo Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus de Belém. 2015. Nível Superior: Bacharela em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PROUNI), Campus de Belém. 2012. Nível Médio: Técnico em Contabilidade CRC PA 018852/O- E. E. E. F. M. Professor Bolívar Bordallo da Silva - Bragança/PA. 2002. Atuações Profissionais Ministério da Justiça /Fundação Nacional do Índio Chefe de Divisão Técnica da Coordenação Centro Leste do Pará/Altamira Junho de 2015 a Janeiro de 2016. Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará/ARCAFAR/PA. Função: Área Técnico ligado a legislação do Ensino da Pedagogia da Alternância e suas Bases Legais Numa Perspectiva De Educação Desafiadora Para O Campo: Escolas Comunitárias Casas Familiares Rurais No Estado do Pará. Período: 2013 - 2015 .

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Publicado

31.10.2016

Como Citar

SILVA, Donária Souza. Pedagogia da Alternância e suas Bases Legais numa Perspectiva de Educação Desafiadora para o Campo: Escolas Comunitárias Casas Familiares Rurais no Estado do Pará. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 1, n. 2, p. 277–304, 2016. DOI: 10.26512/insurgncia.v1i2.18922. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/18922. Acesso em: 7 nov. 2024.

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