Familiaridade do ouvinte e inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.600Mots-clés :
Pronúncia;, Inteligibilidade;, Aprendizes Brasileiros de Inglês Língua Estrangeira (ILE)Résumé
Este estudo focaliza a inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de Inglês Língua Estrangeira para dois grupos de ouvintes: um de falantes nativos da língua inglesa que não tinham familiaridade com o falar em inglês dos brasileiros e outro de falantes nativos do inglês familiarizados com o falar em inglês dos brasileiros. Especificamente, este estudo tencionou responder a duas questões: Quais desvios de pronúncia produzidos por aprendizes brasileiros de inglês afetaram a inteligibilidade da fala desses aprendizes quando apresentada para os dois grupos de ouvintes? e Para qual dos dois grupos de ouvintes a pronúncia dos aprendizes foi mais inteligível? Amostras contendo desvios de pronúncia, produzidos pelos aprendizes brasileiros de inglês, foram selecionadas e apresentadas aos dois grupos de ouvintes. Os resultados para cada grupo de ouvintes foram os seguintes: para o primeiro, desvios de acentuação de palavras, produção inapropriada de consoantes e desvios resultantes da interferência da grafia afetaram mais seriamente a inteligibilidade da fala dos aprendizes brasileiros; e para o segundo, apenas desvios de acentuação de palavras afetaram mais seriamente a inteligibilidade da fala dos aprendizes brasileiros. Portanto, a pronúncia dos aprendizes foi mais inteligível para o grupo familiarizado com o falar em inglês dos brasileiros.
Téléchargements
Références
ABERCROMBIE, David. Problems and principles in language study. London: Longman, 1956.
BAMGBOSE, Ayo. Torn between the norms: innovations in world Englishes. World Englishes, v. 17, n. 1, p. 1-14, 1998.
BAPTISTA, Barbara. Frequent pronunciation errors of Brazilian learners of English. In: FORTKAMP, M.; XAVIER, R. (Orgs.). EFL teaching and learning in Brazil: theory and practice. Florianópolis: Insular, 2001. p. 223-230.
BARBETTA, Pedro. Estatística aplicada à s ciências sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.
CATFORD, John. Intelligibility. English Language Teaching Journal, v. 1, n. 1, p. 7-15, 1950.
COOL EDIT [Computer Software]. USA: Syntrillium Corporation, 2000.
FIELD, John. The fuzzy notion of ‘intelligibility’: a headache for pronunciation teachers and oral testers. IATEFL Special Interest Groups Newsletter, Special issue, p. 34-38, 2003.
JENKINS, Jennifer. Phonology of English as an international language: new models, new norms, new goals. Oxford: Oxford University Press, 2000.
JENNER, Bryan. Teaching pronunciation: the common core. Speak out! Newsletter of the IATEFLPronunciation SIG, v. 4, p. 2-4, 1989.
KENWORTHY, Joanne. Teaching English pronunciation. London: Longman, 1987.
LESSA, Angela A ortografia como um fator de interferência da pronúncia do inglês como língua estrangeira. 1985. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Pontifício Universidade Católica, São Paulo, 1985.
LIEFF. Camila; NUNES, Zaina. English pronunciation and the Brazilian learner: how to cope with language transfer. Speak Out!Newsletter of the IATEFLPronunciation SIG, v. 12, p. 22-27, 1993.
MASCHERPE, Mario Análise comparativa dos sistemas fonológicos do inglês e do português . São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais S.A., 1970.
SMITH, Larry; BISAZZA, John. The comprehensibility of three varieties of Englishfor college students in seven countries. Language Learning, v. 32, n. 2, p. 259-269, 1982.
SMITH, Larry; NELSON, Cecil. International intelligibility of English: directions and resources. World Englishes, v. 4, n. 3, p. 333-342, 1985.
TOMIYAMA, Machiko. Grammatical errors and communication breakdown. TESOLQuarterly, v. 14, n. 1, p. 71-79, 1980.
WANG, Yue. The intelligibility of Malaysian English: a study of some features of spoken English produced by university students in Malaysia. 1987. Tese - Universidade de Londres, Londres, 1987.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.