As fases de Pesquisas sobre Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil: identificação do estado da arte

Auteurs-es

  • Susana Cristina dos Reis UFSM

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1135

Mots-clés :

CALL;, Publicacões;, Agenda de Pesquisa;, Estado da Arte;, Língua Estrangeira;, TIC;, Tecnologia

Résumé

A necessidade do estabelecimento da agenda de pesquisa em Computer Assisted Language Learning (CALL) tem sido foco de investigação de pesquisadores em Linguística Aplicada na última década. Neste trabalho, identifico fases da pesquisa na área de Ensino e Aprendizagem de Inglês media do por computador, no Brasil, com base na análise dos objetivos e das tendências teóricas das pesquisas publicadas em artigos, dissertações e teses dessa área. Os resultados sugerem que há três fases de pesquisa sobre CALL e que ainda são poucos os pesquisadores da Linguística Aplicada.

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Susana Cristina dos Reis, UFSM

Susana Cristina dos Reis é formada em Letras(Português-Inglês), pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestre em Línguistica Aplicada (2004), pela Unicamp e Doutora em Letras (2010), pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio doutorado-sanduiche (bolsista PDEE/CAPES), na Iowa State University (2009), no Programa de Doutorado em Linguística Aplicada e Tecnologias, em Ames, Iowa, USA. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino e Aprendizagem de línguas mediado por computador, atuando nessa área desde 1998. Tem experiência com ensino presencial de língua inglesa, ensino mediado por computador e ensino a distância. É autora e co-autora de artigos e de materiais didáticos de língua inglesa produzidos online e impressos. Atualmente é professora adjunto no curso de Letras/UAB na UFSM, com exercicio no Núcleo de Tecnologias Educacionais.

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Publié-e

2013-01-22

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Reis, S. C. dos. (2013). As fases de Pesquisas sobre Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil: identificação do estado da arte. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1135