Representações de letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.23513

Palabras clave:

BNCC, Base Nacional Comum Curricular, representação, linguistica sistêmico-funcional, transitividade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo investigar representações de letramento contidas na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa da área de linguagens. Fundamenta a análise linguística deste estudo a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014), com foco na metafunção ideacional, realizada pelo sistema de transitividade, a qual dá conta da construção da experiência em termos de configuração de processos, participantes e circunstâncias. As análises revelaram quatro representações para o conceito de letramento na BNCC, que são: 1) letramento como ação participativa, 2) letramento como gênero discursivo e digital, 3) letramento como diversidade cultural, e 4) letramento como uso de diferentes linguagens.

 

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Biografía del autor/a

Maísa Helena Brum, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutoranda do Programa de Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Estudos Linguísticos pela UFSM. É licenciada em Letras Inglês e Letras Português/Respectivas Literaturas pela UFSM. É integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR). Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria e como professora do Núcleo de Línguas da UFSM (Programa Idiomas sem Fronteiras). Seus interesses de pesquisa envolvem temas relacionados à Pesquisa Colaborativa, Formação de Professores, Multiletramentos e Ensino de Língua Inglesa.

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Realizou Estágio de Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em Portugal. Atuou como professora de língua portuguesa na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Letras Vernáculas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no ensino presencial e a distância (EAD). Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional, abordando principalmente os seguintes temas: ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais e Linguística Sistêmico-Funcional, linguagem e representação, Linguística Forense. É coordenadora do projeto Ateliê de Textos na UFSM.

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Publicado

2019-12-02

Cómo citar

Brum, M. H., & Fuzer, C. (2019). Representações de letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(1), 161–184. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.23513

Número

Sección

Artigos