A cultura e seus múltiplos olhares no ensino-aprendizagem de línguas e na formação de professores de Espanhol em contexto telecolaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.45178

Palavras-chave:

Teletandem, Cultura, Aprendizagem de línguas estrangeiras, Formação docente, Espanhol como Língua Estrangeira

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa e base etnográfica, investigou as crenças sobre cultura apresentadas por licenciandas do curso de Licenciatura em Letras Espanhol de uma universidade pública brasileira, bem como identificou os aspectos culturais presentes nas suas interações de Teletandem Institucional Integrado, realizadas com estudantes argentinos. Desta forma, foram realizadas discussões teóricas acerca do que se compreende por cultura e a sua presença no ensino de línguas e no contexto telecolaborativo, o Teletandem. A análise dos dados evidenciou que as licenciandas em Letras Espanhol compreendem a cultura desde uma perspectiva coletiva, mas também individual, como um aspecto que caracteriza um determinado grupo e como o conjunto de práticas sociais, conhecimentos, crenças, hábitos e informações compartilhados entre a sociedade. Outrossim, o Teletandem possibilitou a presença dos aspectos culturais dos dois países, em que as participantes brasileiras refletiram sobre os aspectos da sua cultura e da cultura argentina.

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Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Possui Especialização em Tecnologias Digitais na Educação e Licenciatura em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É Vice-lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Culturas e Linguagens - TECLIN (UEPB/CNPq). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais; Telecolaboração e Teletandem; Interculturalidade e ensino; decolonialidade e epistemologias do Sul. 

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG). É Doutor em Educação (USP) e lider dos Grupos de Pesquisas, registrados no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, a saber: Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN); Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). 

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Silva, R. C. de A., & Souza, F. M. de. (2022). A cultura e seus múltiplos olhares no ensino-aprendizagem de línguas e na formação de professores de Espanhol em contexto telecolaborativo. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG7. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.45178

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