Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1365Keywords:
EaD;, Ensino-aprendizagem de língua inglesa;, Discurso;, Formação de professores.Abstract
Resumo
Este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) e formação de professores, desenvolvida em um curso de graduação em língua e literatura inglesas, em uma universidade pública mineira. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos em Linguística Aplicada, propomo-nos a discutir: (i) o desenho do curso e materiais e seu possível impacto na formação dos licenciandos; (ii) as representações por eles construídas acerca dos processos de ensino-aprendizagem de LI a distância; e (iii) as práticas de aprendizagem que têm sido desenvolvidas no curso. As análises apontam que a relação dos sujeitos com a LI vai se delineando e se ressignificando ao longo do curso e que as práticas de linguagem desenvolvidas no contexto das novas tecnologias se dão em processos de descontinuidade e não de uma suposta ruptura, trazendo à tona a relação singular que os sujeitos estabelecem com a língua que aprendem-ensinam.
Palavras-chave: EaD, ensino-aprendizagem de língua inglesa, discurso, formação de professores.
Discursive aspects about/in English teaching-learning and teacher education in a distance course
Abstract
This paper presents partial results of a research on the teaching and learning of English language (EL) and teacher education, developed in an undergraduate course in English language and English language literature at a public university in the State of Minas Gerais, Brazil. In light of the theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis in its interface with studies in Applied Linguistics, we propose to discuss: (i) the course design and materials and their possible impact on the development of the undergraduates; (ii) the representations of the processes of teaching and learning the EL at a distance as built by them; and (iii) the learning practices that have been developed in the course. The analyzes suggest that the relationship of the subjects with the EL is constituted and given new meanings throughout the course and that the language practices developed in the context of the new technologies happen in discontinuity and not as a possible rupture, revealing the singular relationship that subjects have with the language that they learn-teach.
Keywords: distance education, teaching and learning of English, discourse, teacher education.
Downloads
References
ARRUDA, E. P. Educação a distância no Brasil:a pedagogia em foco. Uberlândia: EDUFU, 2012.
BRITO, C. C. P. No embromation... língua inglesa, imagens e mídia. Entremeios:revista de estudos do discurso, 4. Disponível em http://entremeios.inf.br/published/23.pdf. Acesso em 02/10/2012. Acesso em 02/2012.
BRITO, C. C. P. & GUILHERME, M. F. F. Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender/ensinar línguas estrangeiras.Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Vol.14, n. 3, p.511-532, 2014.
CHEN, W. & HE, Z. The Analysis of the Influence and Inspiration of theBauhaus on Contemporary Design and Education. Engineering, 5, 2013Disponível em http://dx.doi.org/10.4236/eng.2013.54044. Acesso em 02/2014.
CORACINI, M.J. R. F. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1995.
______. Os blogsescolares e a escrita de si: entre a redação escolar e os diários virtuais. In: CORACINI, M. J.; UYENO, E. Y.; MASCIA, M. A. A. Da letra ao píxel e do píxel à letra: uma análise discursiva doe sobreo virtual: identidade, leitura e escrita, formação de professores e ensino-aprendizagem de língua. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 27-46.
COURTINE, J. J. [1983] Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristões. Trad. C. C. Birk et al. São Carlos: Edufscar, 2009.
DIAS, C. P. A discursividade da rede (de sentidos): a sala de bate-papo HIV. 2004. Tese (Doutoradoem Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
FOUCAULT, M. [1969].A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
GADOTTI, M. História das Idéias Pedagógicas. 7.ed. São Paulo: Ática, 1999.
GRIGOLETTO, M. Língua estrangeira e identidade: discursos sobre as línguas, processos subjetivos e efeitos de fronteira. Entremeios: revista de estudos do discurso, 1(1), 2010. Disponível emhttp://www.entremeios.inf.br/published/8.pdf. Acesso 04/2014.
GUILHERME, M. F. F. A construção da subjetividade do graduando em Letras em enunciação institucional sobre competência oral em língua inglesa. In: SANTOS, J. B. C.(Org.).Sujeito e subjetividade:discursividades contemporâneas.Uberlândia: EDUFU, 2009.p. 135-156.
HUANG, R. et al. The New Shape of Learning: Adapting to Social Changes in the Information Society. In: HUANG, R.; KINSHUK; SPECTOR, J. M. (Eds.). Reshaping Learning: Frontiers of Learning Technology in a Global Context. NovaYork: Springer, 2013. p. 3-42.
KENSKI, V. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da educação. Campinas: Papirus, 2007.
LEVY, M. Technologies in Use for Second Language Learning. The Modern Language Journal, 93 (Focus), p. 769-782, 2009.
MENEZES, V. P. (Org.).Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Série Estudos Linguísticos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001.
MOITA LOPES, L. P. (Org.).Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
ORLANDI, E. P.Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
PAVEAU, M.-A. Technodiscursivités natives sur Twitter. Une écologie du discours numérique. In: LIÉNARD, F. Culture, identity and digital writing, Epistémè 9, Revue Internationale de Sciences Humaines et Sociales Appliquées, p. 139-176, 2013.
PÊCHEUX, M. [1969]. Análise Automática do Discurso(AAD-69). In: F. Gadet & T. Hak (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Unicamp, 1997b.p. 61-151.
______.[1975]. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997a.
______. [1983]. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3. ed.Trad. Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2002.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998. p. 213-230.
SERRANI-INFANTE, S. (Org.). Identidade e segundas línguas: as identificações no discurso. Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: FAPESP/FAEP-UNICAMP/Mercado de Letras, 1998a. p. 231-266.
______.Abordagem transdisciplinar da enunciação em segunda língua: a proposta AREDA. In: SIGNORINI. I.& CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade.Campinas: Mercado das Letras, 1998b.p. 143-167.
SOTOet al. Novas tecnologias em sala de aula. SãoCarlos: Editora Claraluz, 2009.
TRIFANOVAS, T. R. A discursivização do perfil de autonomia do aprendiz de EaD como forma de homogeneização das subjetividades. In: CORACINI, M. J.; UYENO, E. Y.& MASCIA, M. A. A.(Orgs.). Da letra ao píxel e do píxel à letra: uma análise discursiva doe sobreo virtual: identidade, leitura e escrita, formação de professores e ensino-aprendizagem de língua.Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 285-315
TUMOLO, C. H. S. Ensino a distância: horizontes para o ensino de línguas estrangeiras. Fragmentos, 30, p. 25-34, 2006.
UNESCO; Microsoft. Unesco ICT competency framework for teachers. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2011.
WANG, S.; VASQUÉZ, C. Web 2.0 and second language learning: what does the research tell us? Calico Journal, 29 (3), p. 412-430, 2012.
WHITE, C. Language Learning in Distance Education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.