A Psico-tipologia e suas implicações no aprendizado de línguas estrangeiras
Palavras-chave:
Psico-tipologia, Aprendizado de Línguas Estrangeiras, multilinguismoResumo
Buscando ir além das generalizações acerca da facilidade ou dificuldade de aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentamos neste artigo questões que se referem a como se medem as distâncias reais entre as línguas, e a como determinar se o aprendizado de uma língua é mais difícil do que o de outra. Todos nós, estudiosos da língua ou não, já arriscamos discuti-las, muitas vezes baseados em nossas intuições e experiências pessoais. Procurando esclarecer tais questões, estudos sobre a tipologia e a psicotipologia linguísticas apresentam diferentes contribuições, com base em aspectos objetivos e subjetivos, respectivamente. Apresentada por Kellerman na década de 1970, a noção da psicotipologia continua atual nos estudos sobre transferência linguística, e recebe atenção renovada nas pesquisas emergentes na área do aprendizado de mais de uma língua estrangeira por uma mesma pessoa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


