Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960)

Auteurs-es

  • Fabio Ribeiro Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v5i10.10997

Mots-clés :

Livro didático, Orientações ao professor, Instruções Metodológicas

Résumé

O artigo objetiva analisar a presença de orientações aos professores em livros didáticos direcionados ao ensino secundário, editados no Brasil entre 1930 e 1960. O livro escolar é concebido com vistas ao aluno, porém, sua escolha e uso em sala de aula dependem da ação do professor, que muitas vezes o utiliza no preparo de aulas. A partir da década de 1930, o Estado assume a tarefa de prover o ensino secundário de programas curriculares e de instruções metodológicas voltadas ao docente. Sob a perspectiva da História Cultural, analisa livros de diferentes disciplinas, identificando o conteúdo das instruções, de que maneira dialogam com as direções metodológicas estatais e com o modelo pedagógico em voga. Conclui que os textos direcionados ao professor não são frequentes nos compêndios, têm caráter pouco prescritivo e que as instruções oficiais raramente aparecem nos livros escolares.

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Biographie de l'auteur-e

Fabio Ribeiro, Universidade de São Paulo

Professor das Redes Públicas Estadual (SP) e Municipal (Itanhaém/SP); Mestre em História Social pela FFLCH/USP com pesquisa na área de Ensino de História. 

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Publié-e

2018-01-16

Comment citer

Ribeiro, F. (2018). Instruções metodológicas estatais e direções ao professor nos livros didáticos voltados ao ensino secundário (1930-1960). Histoire, Histoires, 5(10), 40–60. https://doi.org/10.26512/hh.v5i10.10997

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