Da cidade à república das letras. Jesuítas, administração vice-real, grupos letrados (México, sécs. XVI-XVII)

Autores

  • Anderson Roberti dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10791

Palavras-chave:

Governo vice-real, Jesuítas, Grupos Letrados, Cidade das Letras, Nova Espanha

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel desempenhado pelos jesuítas na formação de grupos letrados e, pois, de parcela das elites coloniais na capital da Nova Espanha. Parte-se de uma leitura clássica a respeito desse tema, aquela oferecida pelo crítico uruguaio Ángel Rama em La ciudad letrada, a fim de buscar outras possibilidades de compreensão para as relações entre os padres da Companhia de Jesus, os grupos letrados e a administração vice-real. O argumento central deste artigo sustenta que a conformação política da Monarquia Espanhola e de seus vice-reinos americanos nos séculos XVI e XVII, distante da noção de Estado Moderno e mais próxima de um modelo corporativo, torna difícil o enquadramento da atividade dos padres na perspectiva de “intelectuais a serviço da monarquia absoluta”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Roberti dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto de História da América do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2014-10-20

Como Citar

Reis, A. R. dos. (2014). Da cidade à república das letras. Jesuítas, administração vice-real, grupos letrados (México, sécs. XVI-XVII). História, histórias, 2(3), 18. https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10791

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.