Escrita, práticas de leitura e circulação de manuais de devoção entre Portugal e Brasil nos séculos XVIII e XIX
DOI :
https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10808Mots-clés :
manuais de devoção, produção, circulação, leituraRésumé
Os séculos XVIII e XIX se caracterizaram por uma significativa produção, edição e circulação de livros piedosos entre Portugal e a América portuguesa. Neste artigo, divulgamos um levantamento dos manuais que tiveram reedições ao longo deste período e que integram acervos brasileiros e portugueses, apontando para as possibilidades de sua análise a partir dos pressupostos teórico-metodológicos das práticas de escrita e de leitura. Dentre os manuais reeditados que circularam nos dois lados do Atlântico estão Gritos das Almas do Purgatório, escrito pelo padre Joseph Boneta, Desengano dos Pecadores, de autoria do padre Alexandre Perier, e Mestre da Vida que ensina a viver e morrer santamente, do padre João Franco, sobre os quais nos detemos com maior profundidade, a fim de evidenciar sua larga utilização por clérigos e fieis católicos portugueses e brasileiros.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.