Arte engajada e ficção televisiva

a trajetória e as telenovelas de Dias Gomes entre 1969 e 1976

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19294

Palavras-chave:

Telenovela, Dias GOmes, Engajamento, Experimentalismo

Resumo

 O artigo pretende analisar as telenovelas criadas pelo dramaturgo baiano Dias Gomes, exibidas pela TV Globo entre os anos de 1969e 1976. Busca relacionar aspectos da construção das obras a um suposto projeto de arte engajada de seu criador, iniciado no teatro. Identifica ainda tensões e negociações entre o autor e diferentes constrangimentos, políticos e comerciais, envolvidos nesse processo. Para tanto, foram analisadas sinopses e capítulos das telenovelas em questão articuladas à agenda de Gomes, expressa pelo próprio dramaturgo e estudada por outros autores. Os conceitos “brasilidade romântico-revolucionária” e “engajamento” alicerçaram a localização de Gomes no cenário brasileiro de produção cultural do período, enquanto “realismo”, “melodrama” e “romance em folhetim” serviram para delimitar as bases características da telenovela brasileira. Constatou-se que a transição de Gomes para televisão teve como implicações uma alteração em seu projeto para acomodá-lo ao novo meio de comunicação e certas transformações na produção ficcional televisiva brasileira.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Braga, L. P. da S. (2019). Arte engajada e ficção televisiva: a trajetória e as telenovelas de Dias Gomes entre 1969 e 1976. História, histórias, 7(13), 95–113. https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19294

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