Ciência e tecnologia nos mundos imaginários de Yantok:
Aventuras de Kaximbown (1911-1913)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10935Palavras-chave:
Yantok, Kaximbown, quadrinhos, tecnologia, culturaResumo
O objetivo deste texto é refletir sobre as Aventuras de Kaximbown, de Max Yantok, publicadas na revista O Tico-Tico, entre 1911 e 1913. Nessas narrativas de nonsense e aventura, os personagens partem em viagens interplanetárias, descobrindo mundos imaginários, com seres fantásticos e outras formas de organização social, em espaços povoados de engenhosidades, máquinas mirabolantes e artefatos bizarros. O humor é construído pelos contrastes, pelo estranhamento e por uma crítica sutil à s soluções técnico-científicas e à s reformas urbanas. Yantok cria, graficamente, não lugares, entrelaçando elementos utópicos e distópicos, em uma paródia da modernização brasileira na Primeira República.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.