O 'ocidente' aporta às prais do 'oriente':

representações antigas e modernas da chegada de Júlio César a Alexandria

Autores

  • Victor Henrique Silva Menezes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10916

Palavras-chave:

Júlio César, Apropriações, Mídia, Alexandria

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tratar das representações, na Antiguidade e na Modernidade, da chegada de Júlio César a Alexandria, ocorrida em 48 a.C. Entende-se que esse momento de contato entre César, um representante de Roma, e a cidade de Alexandria, então capital do Egito, causou estranhamento e despertou alteridades não só na Antiguidade, mas também deixou marcas ressignificadas na modernidade, em especial, nas obras midiáticas. Assim, pautado nos estudos sobre os usos do passado, tratar-se-á de algumas representações e discursos criados acerca dessa chegada nos textos de autores antigos e nas imagens e sons usados para representar esse mesmo momento em séries televisivas e filmes contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Henrique Silva Menezes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Victor Henrique da Silva Menezes é mestrando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

Menezes, V. H. S. (2016). O ’ocidente’ aporta às prais do ’oriente’:: representações antigas e modernas da chegada de Júlio César a Alexandria. História, histórias, 3(6), 189–210. https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10916

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.