v. 12 n. 1 (2024): Dossiê "II Encontro de Pós-graduação em Filosofia da UnB"

					Visualizar v. 12 n. 1 (2024): Dossiê "II Encontro de Pós-graduação em Filosofia da UnB"

É com entusiasmo que apresentamos o primeiro número do ano de 2024 da Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, uma edição que emerge a partir do II Encontro de Pesquisa na Pós Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. Este volume é, antes de tudo, uma declaração do compromisso coletivo com a prática filosófica como um espaço de resistência. Cada texto, ora aqui reunido, carrega o traço singular e a profundidade das reflexões empreendidas por nossas e nossos colegas. São resultados de um diálogo que não apenas examina a forma, mas, acima de tudo, interroga os horizontes teóricos e políticos do pensar.

Este volume se estrutura, nessa medida, como um compêndio de investigações que ecoam, em seu cerne, questões perenes e urgentes do pensamento filosófico, ao mesmo tempo que interpelam os desafios contemporâneos, que celebram as potencialidades das Ciências Humanas e Sociais e se dispõem a amplificar as fronteiras do discurso filosófico. Mais do que isso, este número é um convite para um pensamento que não se dobra às respostas fáceis, mas insiste em abrir novas trilhas, revisitar antigas inquietações e reafirmar a força do debate plural que caracteriza a Filosofia em nosso país.

Com o intuito de explorar, a partir de múltiplas perspectivas, as exigências e incertezas que se impõem à pós-graduação, o II EPPGFIL-UnB se situou em um horizonte no qual a tecnologia tem redefinido as relações interpessoais, tensionando as fronteiras entre o real e o virtual. É nesse cenário, atravessado por rápidas transformações, que as humanidades são convocadas a repensar seus fundamentos, métodos e relevância. Diante de uma paisagem epistêmica fragmentada, surge o desafio de compreender e confrontar os “eu[s] hipertrofiados” — identidades fluidas e uma centralidade exacerbada do indivíduo, ambas intensificadas pelas possibilidades tecnológicas que alteram não apenas as formas de ser e estar no mundo, mas também a formação [Bildung].

Nesse sentido, a proposta do encontro e, por extensão, deste volume, é a de suscitar possíveis reflexões sobre como a crítica filosófica pode responder a um mundo em constante [re]construção, em que os fragmentos de realidade se diluem e se recombinam em formas inesperadas. O próprio ato de pensar é desafiado a enfrentar tanto o fascínio quanto o desassossego provocados pelas novas tecnologias e pelas mudanças sociais. Este volume reúne artigos que ecoam essas inquietações, cada um deles confrontando, a seu modo, as paisagens epistêmicas contemporâneas. Os textos aqui apresentados não apenas reconstroem saberes tradicionais, mas também examinam como o pensamento filosófico pode atuar como força criadora, ampliando as possibilidades de compreender e intervir em um mundo marcado por seus pedaços desmantelados e pela urgência de imaginar outros futuros.

Publicado: 26-11-2024
  • Editorial

    Jade Oliveira Chaia, Damares Bastos Pinheiro, Diule Fideles Souza da Silva, Iasmin Leiros Sarmento da Silva, Michelly Alves Teixeira
    09 - 16

Artigos