Kant como um Filósofo da Ciência da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i2.35850Palavras-chave:
Kant. Cassirer. Filosofia da Natureza. Teoria do Conhecimento. Espaço.Resumo
Começo enfatizando as três inovações kantianas que colocam a filosofia teórica em um novo caminho. Em primeiro lugar, uma nova forma para a Filosofia teórica, apresentada não mais como uma teoria direta da natureza, mas como uma investigação reflexiva da ciência matemática da Natureza como um fato primitivo. Em segundo lugar, o método transcendental, como determinação reflexivo-regressiva das condições subjetivas de possibilidade do conhecimento dos objetos em geral. Em terceiro lugar, o papel central desempenhado pela ciência newtoniana da natureza. Em seguida, discuto a reavaliação lógico-positivista do relato de Kant a luz da relatividade geral de Einstein e da réplica de Cassirer, enfatizando com este último a necessidade de uma revisão das teses de Kant sobre o espaço, sem abandonar, no entanto, a postura transcendental kantiana e sua teoria da constituição de algo como objeto de conhecimento. Por fim, concluo com algumas observações que visam uma estética transcendental renovada que seria capaz de absorver a teoria do espaço-tempo que a física de Einstein propôs.
Downloads
Referências
CASSIRER, Ernst. Substanzbegriff und Funktionsbegriff. Untersuchungen über die Grundfragen der Erkenntnistheorie. Berlin, 1910. Substance et fonction. Éléments pour une théorie du concept. Paris : Les Éditions de Minuit, 1977.
_____. Zur Einsteinschen Relativitätstheorie. Erkenntnistheoretische Betrachtungen. Berlin: Bruno Cassirer Verlag, 1921. République en Zur modernen Physik. Darmstadt: W.B., 1994, pp. 1-125.
EINSTEIN, Albert. Die Grundlage der allgemein Relativitätstheorie“, Annalen der Physik 49, 1916, pp. 769-822.
FRIEDMAN, Michael. Dynamics of Reason. Standford: CSLI Publications, 2001.
REICHENBACH, Hans. Relativitätstheorie und Erkenntnis A Priori. Berlin: J. Springer, 1920.
_____. The Philosophical Significance of the Theory of Relativity. In Albert Einstein. Philosopher-Scientist. Third edition. La Salle, Illinois: Open Court Publishing Company, 2000.
RYCKMAN, Thomas. The Reign of Relativity. Philosophy in Physics 1915-1925. Oxford: Oxford University Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.