Relações de Poder em Michel Foucault

Uma Ação sobre a Ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47450

Palavras-chave:

Relações de forças. Análise ascendentes. Ação sobre a ação. Michel Foucault. Biopoder.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a noção de poder em Foucault como uma ação sobre a ação numa relação de forças. Em princípio, investiga-se o poder de soberania e o biopoder na época clássica. Nesse recorte, apreende-se que aquele tem conotações negativas e repressivas, enquanto este tem conotações positivas e é produtor de fatos, acontecimentos. Propõe-se uma analítica do poder foucaultiano segundo a qual constata-se que não há em sentido estrito a construção de uma teoria do poder em Foucault, mas uma análise ascendente do poder, partindo assim da especificidade do poder para os seus aspectos gerais, incluindo as relações dadas nesse contexto. Por último, analisa-se a relação de poder, tida como uma ação sobre a ação. Neste movimento de ação-reação, localiza-se sua necessidade, seu devir e sua verdade, que é o exercício do poder, seu funcionamento. Assim do molecular para a composição complexa, do invisível para o visível, do corpo para a população, é que se compreende o poder, ou seja, as relações de poder na teia foucaultiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José Carlos da Silva, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

estre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Maranhão UFMA; licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA ); Bacharel em Filosofia - UNINTER; Especialista (LATO SENSU): Ética e Filosofia Política - INTERVALE; Gestão Educacional e Escolar - UEMA; Gestão Educacional - Faculdade Alagoana de Tecnologia - FAT ; Psicologia da Educação - UEMA; Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional - Instituto Franciscano de Ensino Superior -IESF ; Foi bolsista voluntário (PIVIC/FAPEMA)- 2018 - 2019; É Membro Associado do Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia - NEAFILOS - UEMA ( desde 2018); É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Italiana - GEPFIT - UFMA ( 2021); é membro do Grupo de Pesquisa: ARQUEOLOGIAS: pressupostos e usos de uma história do pensamento ( UEMA/PUC-SP/ Collège International de Philosophie(França) - 2022. é Professor de Filosofia do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Daniel Benevides Soares, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Graduado no Curso de Tecnologia em Artes Plásticas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa de Ética e Filosofia Política. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa de Ética e Filosofia Política. Membro do GT Eric Weil e a Compreensão do Nosso Tempo da ANPOF. Membro Permanente do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF. Membro-fundador do NEB (Núcleo de Estudos Brasileiros) da Universidade Federal do Ceará, onde atua como colaborador. Membro-fundador do Centro de Estudos em Filosofia Brasileira da Faculdade Católica de Fortaleza, onde atua como pesquisador e coordenador do Grupo de Estudos Literatos-Filósofos. Atua como docente na Faculdade Católica de Fortaleza ministrando as disciplinas de História da Filosofia Moderna, Filosofia da Arte, Filosofia Política e Tópicos Especiais em Filosofia III Tem experiência na área de Filosofia. Atua principalmente nas áreas de Ética e Filosofia Política, Filosofia da Arte, Filosofia Brasileira e História da Filosofia.

Referências

AYUB, João Paulo. Introdução à analítica do poder de Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2015.

CASTELO BRANCO, Guilherme. Michel Foucault: Filosofia e biopolítica. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Xavier. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

CHÂTELET, François; DUHAMEL, Olivier; PISIER, Evelyne. História das ideias políticas. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução Claudia Sant’ Anna Martins; revisão de tradução Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013;

LYNCH, Richard A. A Teoria do Poder de Foucault. In: TAYLOR, Diana. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso no Collège de France (1977-1978). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da violência nas prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. 39. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014a.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos (vol. IX): Genealogia da ética, Subjetividade e sexualidade. Organização, seleção de textos, e revisão técnica Manoel Barros da Mota; tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos (vol. IV): Estratégia, Poder-Saber. Organização, seleção de textos, e revisão técnica Manoel Barros da Mota; tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução: Salma Tannus Muchail. 10. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016b.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade do saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J A. Guilhon Albuquerque. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018a.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018b.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Pulo: Abril Cultural, 1974.

MAIA, Antonio. Sobre a analítica do poder de Foucault. Tempo Social, São Paulo, v. 7, n. 1/2, p. 83-103, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/ts.v7i1/2.85208.

MACHADO, Roberto. FOUCAULT, a ciência e o saber. 3. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

MACHADO, Roberto. Impressões de Michel Foucault. 2. reimp. São Paulo: n-1 edições, 2017.

MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016, pp. 7-34.

SAFATLE, Vladimir. Arqueologias das Sombras da Razão. In: FOUCAULT, Michel. História da loucura da Idade Clássica. Tradução José Teixeira Coelho Netto; revisão da tradução Newton Cunha; apresentação Vladimir Safatle. 12. ed. 2. reimp. São Paulo: Perspectiva, 2020, pp. IX-XX.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

DA SILVA, Antonio José Carlos; BENEVIDES SOARES, Daniel. Relações de Poder em Michel Foucault: Uma Ação sobre a Ação. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 281–296, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47450. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47450. Acesso em: 26 abr. 2024.