O Corpo Humano no Seminários de Zollikon de Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47710Parole chiave:
Heidegger. Fenomenologia. Corpo.Abstract
Este artigo trata do corpo humano descrito na fenomenologia de Heidegger. Inicialmente, expomos o corpo visto pelas ciências naturais, que em alemão é expresso pelo termo Körper, e discutimos a incapacidade das ciências naturais de analisar o corpo como fenômeno. Em seguida, apresentamos o corpo humano como fenômeno, que em alemão é denominado de Leib, explanamos o gesto como movimento do corpo e explicamos a capacidade de percepção do corpo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FERNANDES, Marcos A. À Clareira do Ser: da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência. Teresópolis-RJ: Daimon Editora, 2011.
HEIDEGGER, Martin, Seminários de Zollikon. Protocolos- Diálogos- Cartas./ Martin Heidegger; editado por Medard Boss; tradução: Gabriella Arnhold, Maria de Fátima Prado; revisão da tradução: Maria de Fátima de A. Prado e Renato Kirchner. 3. Ed. Ver. São Paulo: Escuta, 2017.
HEIDEGGER, Martin, Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.