O Príncipe, o Conflito Social e a Construção de uma Identidade Coletiva em Maquiavel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47751

Palabras clave:

Maquiavel. O príncipe. Conflito social. Identidade coletiva.

Resumen

Este texto visa examinar o modo pelo qual é construída, em O príncipe de Maquiavel, uma identidade coletiva, bem como os limites dessa construção. Primeiramente, buscamos demonstrar o primado do conflito social sobre todos os demais elementos considerados por Maquiavel, inclusive o príncipe. Em seguida, procuramos indicar a complexidade dessa determinação, pois a ação principesca também afeta o referido conflito ao incidir sobre ele. Por fim, uma vez que Maquiavel rejeita o meio-termo (via del mezzo), o “príncipe” (principe) deve se apoiar ou nos “grandes” (grandi) ou no “povo” (populo). Buscamos demonstrar que provém do ânimo popular a manutenção do principado, ao passo que o “povo” deseja “não ser comandado nem oprimido”, de modo a identificar nessa relação tanto o processo de construção de uma identidade coletiva – a qual é estabelecida efetivamente em prol da liberdade – como também os seus limites.

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Biografía del autor/a

Vinícius Leardini Gonzaga, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). Integra o Grupo de Pesquisa "Res Publica" (Unifesp).

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Publicado

2022-04-30

Cómo citar

LEARDINI GONZAGA, Vinícius. O Príncipe, o Conflito Social e a Construção de uma Identidade Coletiva em Maquiavel. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 231–237, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47751. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47751. Acesso em: 23 nov. 2024.