Marx’s theology explained to children

Authors

  • José Crisóstomo de Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12603

Keywords:

Christianity, Alienation, Translation (of theology into anthropology), Human species-essence

Abstract

Marx’s doctrine can be understood as a superposition of four layers of thought. 1) An interesting, embryonary, practical materialism, secularized, modern that demands to be recovered and developed for our days, in dialogue with practical acquisitions of contemporary philosophy. 2) an, alas, schematic, dualistic, deterministic, crypto-normative, historical materialism, in all likelihood an idealistic,dogmatic philosophy of history, of which Marx’s critique of capitalism
 the decisive chapter ”“ a materialism that could be made into a better transformation of Hegel away from idealism and metaphysics. 3) A speculative humanism, of species-being, that assumes the Feuerbachian critique of Christianity as its presupposition/foundation, together with Christianity itself (feuerbachianly “translated”), and that takes, as its measure and telos the total reunification of society as the true mystical-political body of Man. This humanism, for the despair of those which see it and understand its inconsistency, v.g. Althusser, is never really abandoned by Marx and traditional Marxists, although it is further developed by Marx, especially in his critique of political economy, behind the mask of a unifying determination by the essential
- effectively social - level that underlies a level of “real appearence” where all kinds of freedom and particularity are illusions. Here we will particularly focus on point three.

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Author Biography

José Crisóstomo de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Grad. em Filosofia, UFBA, Doutor em Filosofia Política, Unicamp, pós-douts. em Fil. Contemp. (1993-95), UC-Berkeley, e New School (2014-15), ambos com bolsa CAPES, prof. titular do Depto de Filosofia do Programa de Pós-Grad. em Fil. Contemporânea., UFBA, Coordenador do Grupo de Pesquisa Poética Pragmática e do Centro de Estudos Dewey e Pragmatismo. Principais áreas de interesse: filosofia contemporânea e pragmatismo, hegelianismo e Marx, filosofia política, teoria social e democracia. A partir de um acúmulo de estudos nessas áreas, tenho buscado articular um ponto de vista filosófico próprio (ao mesmo tempo os contornos de um campo de investigação) que denomino provisoriamente de materialismo prático-poiético, tendo como horizonte uma consideração da filosofia como coisa civil'. Sobre isso, ver publicações, ver o grupo de pesquisa no diretório do CNPQ, a página www.jcrisostomodesouza. ufba.br, também a página no Facebook, o blog do Poética em www.poeticapragmatica.blogspot.com, e o blog do Centro Dewey em http://deweypragmatismo.wordpress.com. Escolhi estudar os jovens hegelianos em 1982, por entender, como Habermas depois, que somos filosoficamente seus contemporâneos. Participo do entendimento, dele, de Rorty e outros, de que parte do pragmatismo pode ser compreendida - e para mim desenvolvida - como vertente daquele hegelianismo e uma versão democrática e poiética de filosofia da praxis. Proponho que esse 'pragmatismo' (em sentido muito amplo), pode ser considerado como um terreno para onde convergem, de vários lados, importantes desenvolvimentos filosóficos dos mais notáveis do nosso tempo, onde floresce uma elaboração filosófica viva, coletiva, um verdadeiro work in progress, do qual é possível e relevante participar a partir de uma elaboração brasileira. Boa parte do que se chama hoje de filosofia pós-metafísica coincide com o que denominamos aqui amplamente de pragmatismo, que inclui autores como Dewey, Putman, Habermas, Rorty, Unger, Bernstein e outros. Foi nesse espírito que estudamos e publicamos os debates entre alguns deles, entendendo, entretanto, que seus representantes perdem de vista elementos a serem resgatados de 'filósofos práticos' anteriores (v.g. Pierce, Nietzsche, Marx, Feuerbach, Hegel). Diante disso desenvolvemos um projeto de pesquisa no qual essa perspectiva geral, que caracterizamos de virada prático-histórica, destranscendentalizante, da filosofia, pode ser testada e elaborada no rumo do esboço de uma alternativa pragmatista própria, nacionalmente referida. Foi em associação a esse esforço que no início de 2013 criamos na FFCH/UFBA o Centro Dewey, que integra rede internacional de centros semelhantes (na Alemanha, Japão, Espanha, Turquia, Polônia, EUA, etc.), com um conselho consultivo formado por conhecidos pesquisadores pragmatistas, neo-pragmatistas, hegelianos e outros, de diferentes países. Atividades ligadas ao Centro têm sustentado um intercâmbio com professores pesquisadores do Brasil e do exterior, com trabalhos nessa área, entre os quais Cristina di Gregori, Horacio Mercau, J.-P. Cometti, Goyo Pappas, Larry Hickman, André Berten e Richard Bernstein. A realização do XVII Congr. da Sociedade Interamericana de Filosofia, em Salvador, em out. 2013, permitiu-nos realizar simultaneamente nosso primeiro colóquio internacional, de `pragmatismo e filosofia contemporânea`, com a maioria dos nomes mencionados e mais Chris Voparil, Ken Stikkers, Ivo Ibri, D. Moggach, Paul Thomas e outros. O desenvolvimento dessa linha de trabalho iniciado com bolsa pos-dout. CAPES 2014/15, tem conduzido mais recentemente à formulação de um 'materialismo prático poiético', que em 2016 pude discutir no V Colóquio Internac. de Fil. do Conhecimento (sobre criação e inovação), na Univ. de La Plata, Arg. Passos dessa elaboração apareceram publicados em Cognitio (S.P.), sob o título de`Teses ad Marx` (uma correção pragmatista de Marx) e `O Mundo Bem Nosso` (por um anti-representacionismo pratico-sensível, poiético).

Published

2018-08-10

How to Cite

SOUZA, José Crisóstomo de. Marx’s theology explained to children. Journal of Modern and Contemporary Philosophy, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 193–234, 2018. DOI: 10.26512/rfmc.v5i2.12603. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12603. Acesso em: 21 nov. 2024.