O Ensino de Filosofia como reconstrução de mundo despedaçado

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v12i1.52552

Schlagworte:

Filosofia. Ensino de Filosofia. Filosofia Africana. Maternidade.

Abstract

O objetivo deste artigo é repensar o Ensino de Filosofia como reconstrução de mundo despedaçado a partir de algumas discussões da Filosofia Africana. Este pensamento trata da importância de descolonizar, endogenizar, autoctonizar e recentrar a África e suas epistemologias no ensinar-aprender filosofia, área ainda ocupada pela ordem discursiva de homens, europeus, brancos e mortos. De modo a trazer a Filosofia Africana para o exercício do Ensino de Filosofia, este artigo contribui para a reabilitação e recuperação de memórias, de tradições vivas, de epistemes africanas, e na reconstrução de mundo despedaçado pelo processo de colonização/modernização. Foi precisamente esse raciocínio que colocou máscaras brancas no Currículo de Filosofia brasileiro, que precisa repensar seu modus operandi.

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Autor/innen-Biografie

Aline Matos da Rocha, Universidade de Brasília

Doutora em Metafísica/Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB, na linha de pesquisa Ontologias Contemporâneas (2023). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás - UFG, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política (2018). Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2024). Graduada em Filosofia com habilitação em licenciatura e bacharel pela Universidade de Brasília - UnB (2014/2015). Licenciada em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2023). Desde a graduação, desenvolve pesquisas articulando conhecimentos das áreas de Filosofia, Filosofia Africana. Dentre os temas de investigação acadêmica, se interessa por Ensino de Filosofia; Filosofia Africana; Metafísica; Ontologias Contemporâneas; Ética e Filosofia Política; Filosofia da Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Sociologia do Conhecimento; As interseções entre Raça, Gênero e Classe em interfaces com a Filosofia e Sociologia. Tem experiência no Ensino de Filosofia e se interessa pela relação entre Didática e o Ensino de Filosofia, a formação pedagógica de docentes de Filosofia, as recíprocas relações entre ensino-aprendizagem, e a importância da educação no processo de emancipação. Integra o Núcleo de Estudos de Filosofia Africana "Exu do Absurdo" da Universidade de Brasília (NEFA/UnB) na linha de pesquisa Filosofia Africana e Educação, e também integra o GT de Filosofia e Raça da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Em 2024 sua tese de doutorado foi a vencedora do Prêmio CAPES de Tese na área de Filosofia. Em suma, é uma professora que assume o ensinar-aprender filosofia/filosofar, especialmente com outras formas de filosofia(s), a não ser as ocidentais, como temáticas das suas investigações filosóficas. Email: matosdarochaaline@gmail.com.

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Veröffentlicht

2024-11-26

Zitationsvorschlag

DA ROCHA, Aline Matos. O Ensino de Filosofia como reconstrução de mundo despedaçado. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 17–34, 2024. DOI: 10.26512/rfmc.v12i1.52552. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/52552. Acesso em: 27 nov. 2024.