Pedagogia da Catástrofe

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v9i3.43009

Schlagworte:

Educação. Empreendedorismo. Seleção. Expectativas.

Abstract

O artigo tem por objetivo colocar em discussão as relações entre trabalho, educação e política, analisando como relações materiais do cotidiano se projetam enquanto formas de viver o tempo presente e as expectativas em relação ao futuro. Partido das “expectativas seletivas”, diante da possibilidade de descarte num mercado de trabalho eliminatório, investiga-se as práticas voltadas para o empreendedorismo e seletividade tanto no âmbito do trabalho quanto no da educação formal e não-formal, salientando os vínculos entre rentabilidade e punição, no cruzamento entre políticas sociais privatizadas e militarização.

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Autor/innen-Biografie

Carolina de Roig Catini, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Doutora em Estado, Educação e Sociedade pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Veröffentlicht

2021-12-31

Zitationsvorschlag

CATINI, Carolina de Roig. Pedagogia da Catástrofe. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 99–128, 2021. DOI: 10.26512/rfmc.v9i3.43009. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/43009. Acesso em: 3 dez. 2024.