As Doutrinas Abrangentes e o Âmbito Público no Liberalismo Político de John Rawls

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v11i1.50558

Palavras-chave:

John Rawls. Liberalismo político. Doutrinas abrangentes. Consenso sobreposto. Esfera pública.

Resumo

O texto analisa como as doutrinas abrangentes participam da razão pública no Liberalismo Político de John Rawls, bem como as críticas aos limites que Rawls impõe à participação dessas doutrinas no âmbito público. Surgiram questionamentos sobre se o liberalismo político seria excessivamente restritivo em relação às religiões, levantando dúvidas sobre sua capacidade de alcançar uma sociedade verdadeiramente justa. O artigo explora os limites da razão pública na concepção de Rawls, ao buscar estabelecer um terreno comum para o debate público; conhece as críticas apresentadas por M. Sandel e algumas respostas elaboradas por Rawls. O objetivo é analisar os argumentos a favor e contra a restrição proposta por Rawls, avaliando suas implicações para o debate público em uma sociedade pluralista. Busca-se compreender as restrições impostas pela razão pública às doutrinas abrangentes e a forma como são justificadas em uma democracia constitucional, que precisa respeitar as liberdades fundamentais. Ao explorar essas questões, o artigo contribui para o entendimento do pensamento de Rawls e das discussões contemporâneas sobre a participação das doutrinas abrangentes na esfera pública.

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Biografia do Autor

Antonio Gonçalves Sobreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2023). Título da dissertação: "As doutrinas abrangentes e a razão pública no liberalismo político de John Rawls". Orientador: Dr. Luís Alexandre Dias do Carmo. Linha de Pesquisa em Filosofia Política. Investiga temas relacionados a Teoria da Justiça. Liberalismo. Democracia. É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016); Bacharel em Teologia pelo SALT-IAENE (BA) com apostilamento pelo Centro Universitário UNINTA (2009). Atualmente é professor do Centro Universitário UNINTA. Tem experiência na área da Teologia Sistemática, e ministra a disciplina de filosofia em alguns cursos da IES. É tutor no curso de designer de interiores Ead desde nov/2022.

Luís Alexandre Dias do Carmo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui DOUTORADO em FILOSOFIA pela Universidade de São Paulo -USP, (2009). ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). MESTRADO em FILOSOFIA pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1999), Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Literatura e Língua Russa no Inst. Pushkin -1990 (Moscou, Rússia), Curso de Especialização em LÓGICA DIALÉTICA (UFC-1995), Curso de Especialização em FILOSOFIA: LÓGICA E LINGUAGEM (UFC-1997) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1987). Atualmente é professor do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Filosofia (UVA) e adjunto em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia social e política, filosofia da linguagem, hermenêutica e filosofia do direito

 

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Publicado

16-08-2024

Como Citar

GONÇALVES SOBREIRA, Antonio; DIAS DO CARMO, Luís Alexandre. As Doutrinas Abrangentes e o Âmbito Público no Liberalismo Político de John Rawls. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 95–118, 2024. DOI: 10.26512/rfmc.v11i1.50558. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/50558. Acesso em: 17 dez. 2024.