No Limite: Um Olhar Sartriano acerca da Relação Psicoterapêutica com uma Cliente Borderline
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48397Palavras-chave:
Biografia. Caso Clínico. Psicoterapia Existencial. Psicopatologia.Resumo
Propomos apresentar o caso clínico de uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. A análise descritiva e compreensiva de sua biografia e da relação psicoterapêutica é realizada tendo como pano de fundo a psicanálise existencial e o método progressivo-regressivo formulado por Jean-Paul Sartre. A necessidade de a psicoterapeuta ter consciência reflexiva e crítica de como se estabelece a relação com a cliente é o ponto fundamental, tendo em vista ser uma relação dialética e estando sob a mesma égide da ambivalência reportada pelo filósofo para explicar como a realidade humana é, em termos fenomenológico-hermenêuticos, construída. O detalhamento do caso promove reflexões, compreendendo, na prática, o projeto existencial e fenomenológico de ser. Por fim, o estudo nos leva a refletir que os procedimentos com esses casos psicopatológicos exigem muito mais do que o papel profissional de um psicoterapeuta costumeiramente cumpre, pois é somente quando se consegue ter consciência de sua vivência na relação, que se poderá, hermeneuticamente, situar como a cliente se apreende originária e existencialmente.
Downloads
Referências
ALVIM, M. B.; CASTRO, F. G. Clínica de situações contemporâneas: fenomenologia e interdisciplinaridade. Curitiba: Juruá, 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARATA, A.; CAMPOS, C. M. “Discutindo o lugar da reflexão e seus desdobramentos na psicanálise existencial sartriana”. In: SCHNEIDER, D.; BORIS, G.; CASTRO, F. Jean-Paul Sartre e os desafios à psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: ViaVerita, p. 45-71. 2017.
BIN, K. “Fenomenologia da depressão estado-limite”. In: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 1, n. 3, p. 11-32, 1998. Disponível em: http://www.psicopatologiafundamental.org.br/uploads/files/revistas/volume01/n3/fenomenologia_da_depressao_estadolimite.pdf. Acesso em: 6 jan. 2016.
BOCCA, M. C. Psicanálise existencial e o método progressivo-regressivo: experiência psicopatológica em Jean-Paul Sartre. Curitiba: Appris, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.