No Limite: Um Olhar Sartriano acerca da Relação Psicoterapêutica com uma Cliente Borderline

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48397

Palavras-chave:

Biografia. Caso Clínico. Psicoterapia Existencial. Psicopatologia.

Resumo

Propomos apresentar o caso clínico de uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. A análise descritiva e compreensiva de sua biografia e da relação psicoterapêutica é realizada tendo como pano de fundo a psicanálise existencial e o método progressivo-regressivo formulado por Jean-Paul Sartre. A necessidade de a psicoterapeuta ter consciência reflexiva e crítica de como se estabelece a relação com a cliente é o ponto fundamental, tendo em vista ser uma relação dialética e estando sob a mesma égide da ambivalência reportada pelo filósofo para explicar como a realidade humana é, em termos fenomenológico-hermenêuticos, construída. O detalhamento do caso promove reflexões, compreendendo, na prática, o projeto existencial e fenomenológico de ser. Por fim, o estudo nos leva a refletir que os procedimentos com esses casos psicopatológicos exigem muito mais do que o papel profissional de um psicoterapeuta costumeiramente cumpre, pois é somente quando se consegue ter consciência de sua vivência na relação, que se poderá, hermeneuticamente, situar como a cliente se apreende originária e existencialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivania Cristina Bocca, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Psicóloga. Graduação em Psicologia pela Universidade Paranaense - UNIPAR - Umuarama/Paraná (2000). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (2002). Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela Universidade Paranaense - UNIPAR - Umuarama/Paraná (2010). Especialização em Psicologia Existencialista Sartreana (2016) - UNISUL - Florianópolis/Santa Catarina. Doutorado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIOESTE, Campus de Toledo/Paraná (2019). Doutorado-sanduíche, na Universidade da Beira Interior - Covilhã/Portugal (2019)

Claudinei Aparecido de Freitas da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Psicologia pela PUC-SP

Sylvia Freitas, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Psicologia pela PUC-RS. Professora de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

ALVIM, M. B.; CASTRO, F. G. Clínica de situações contemporâneas: fenomenologia e interdisciplinaridade. Curitiba: Juruá, 2015.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARATA, A.; CAMPOS, C. M. “Discutindo o lugar da reflexão e seus desdobramentos na psicanálise existencial sartriana”. In: SCHNEIDER, D.; BORIS, G.; CASTRO, F. Jean-Paul Sartre e os desafios à psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: ViaVerita, p. 45-71. 2017.

BIN, K. “Fenomenologia da depressão estado-limite”. In: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 1, n. 3, p. 11-32, 1998. Disponível em: http://www.psicopatologiafundamental.org.br/uploads/files/revistas/volume01/n3/fenomenologia_da_depressao_estadolimite.pdf. Acesso em: 6 jan. 2016.

BOCCA, M. C. Psicanálise existencial e o método progressivo-regressivo: experiência psicopatológica em Jean-Paul Sartre. Curitiba: Appris, 2021.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

BOCCA, Marivania Cristina; DE FREITAS DA SILVA, Claudinei Aparecido; RIBEIRO SCHNEIDER, Daniela; FREITAS, Sylvia. No Limite: Um Olhar Sartriano acerca da Relação Psicoterapêutica com uma Cliente Borderline. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 37–57, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i2.48397. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/48397. Acesso em: 27 abr. 2024.