Projeto de Psicologia Concreta e Psicanálise Existencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47778

Palavras-chave:

Filosofia francesa. Psicologia concreta. Psicanálise.

Resumo

No texto Crítica dos fundamentos da Psicologia (1928) Georges Politzer (1903-1942) procurou investigar as bases epistemológicas de algumas correntes da psicologia. Sua intenção era reorientar os estudos psicológicos para uma concepção concreta. Mediante análise da Gestaltheorie, Behaviorismo e da Psicanálise, Politzer esboçou um projeto de psicologia concreta com alguns princípios que orientam possíveis perspectivas de estudos sobre os fenômenos psicológicos. Seus princípios consistem em estudar os fatos psicológicos sob o prisma da primeira pessoa e consideram o homem em seu drama. Apesar de ser húngaro, o autor trilhou seu caminho político e intelectual na França do século XX, época em que Jean Paul Sartre (1905 1980) se debruçou sobre os fenômenos psicológicos sob o prisma da fenomenologia propondo uma Psicanálise Existencial ao final de O Ser e O Nada (1943). Nesse sentido, neste escrito verificaremos em que medida a teoria sartriana pode contemplar os princípios de uma psicologia concreta de Politzer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Pereira Dias, Universidade de Brasília

Mestrando em Filosofia pela Universidade de Brasília. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Membro do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste (Latesfip-Cerrado). Pesquisa a Psicanálise Existencial, Filosofia Contemporânea, Fenomenologia e Ontologia.

Herivelto Pereira de Souza, Universidade de Brasília

Professor do departamento de Filosofia da UnB. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Filosofia da mente, Epistemologia da psicanálise e História do pensamento italiano. Atualmente coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste (Latesfip-Cerrado).

Referências

BORNHEIM, G. Sartre: metafísica e existencialismo. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FREUD, S. Obras completas, volume 4: a interpretação dos sonhos (1900). Tradução Paulo César Souza. 1. ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MOURA, C. Psicanálise Existencial, Existencialismo e História: a dimensão socio-material e autenticidade no processo de construção de si. Curitiba: CRV, 2017.

MOUTINHO, L. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Brasiliense, 1995.

POLITZER, G. Crítica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanálise. Trad: Marcos Marcionilo e Yvone Maria de Campos Teixeira e Silva. 2°. Edição. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2004.

SARTRE, J-P. A imaginação. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre, RS: LPM, 2019.

_______. A Transcendência do Ego: Esboço de uma descrição Fenomenológica. Tradução de João Batista Kreuch. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015a.

_______. Crítica da razão dialética (Tomo I): precedido por questões de método. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira; apresentação da edição brasileira, Gerd Bornheim. Rio de Janeiro: DPA, 2002.

_______. Esboço para uma teoria das emoções. Tradução de Paulo Neves. – Porto Alegre, RS: LPM, 2019.

_______. O Imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. Edição revisada e apresentada por Arlette Elkaim-Sartre. Tradução de Monica Stahel. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

_______. O ser e o Nada – Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 24. ed. – Petrópolis, Rj: Editora Vozes, 2015b.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

PEREIRA DIAS, Matheus; PEREIRA DE SOUZA, Herivelto. Projeto de Psicologia Concreta e Psicanálise Existencial. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 145–161, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47778. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47778. Acesso em: 28 mar. 2024.