Uma Leitura Contemporânea da Justiça e da Lei nos Livros I e II da Política de Aristóteles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47771

Palavras-chave:

Aristóteles. Justiça. Política. Ética. Lei.

Resumo

presente estudo pretende analisar de que maneira Aristóteles desenvolve o argumento que conecta a justiça e a lei; para tal tarefa, serão analisados os livros I e II da Política, visto que esses textos nos oferecem uma compreensão mais direta do tema central que será desenvolvido aqui. Visto que Aristóteles trata também desse tema fundamental nos livros II e V de Ética Nicomacheia, visitar passagens importantes dessa obra será também necessário. Sendo assim, a hipótese a ser desenvolvida nesse breve estudo tem o foco em entender o lugar da justiça ou da lei na esfera da vida política, bem como no modo como as virtudes individuais cumprem suas finalidades políticas no aperfeiçoamento do caráter moral dos agentes praticantes da lei da cidade, um contexto de diferenciados níveis de autossuficiência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis de Oliveira Mendes, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) onde é pesquisador bolsista da CAPES, Mestrado em Filosofia Política pela Universidade Federal de Pernambuco, Graduação em Filosofia pela mesma instituição, Pós-graduação em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Graduação em História pela Faculdade de Formação de Professores da Matasul (PE). Atualmente exerce pesquisa com foco na área de História das ideias políticas, fenomenologia do político e Filosofia Política contemporânea.

Filif Nambera, Universidade Federal do Pernambuco

Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN) e Pós-graduado em Ciências da Religião pela mesma instituição. Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad de António de Castro Caeiro, 2ed São Paulo: Fofence, 2017.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. Richard Kraut [et al.]; tradução de Alfredo Storck [et al.]. – Porto Alegre: Artmed, 2009.

ARISTÓTELES. Aristotle De Anima. Tradução de W. Ross. Oxford: Oxford University Press, 1961.

ARISTÓTELES. A Política. Trad de Mário Gama Kury; 3ed, Brasília: UNB, 1997.

ARISTÓTELES. Metafísica; Tradução: Rusconi Libri. São Paulo: Loyola, 2002, (Volume II: Texto Grego com Tradução).

AUBENQUE, P. A. Prudência em Aristóteles. 2ª edição. Tradução Marisa Lopes. São Paulo. Paulus, 2008.

BERTI, Enrico. Perfil de Aristóteles. Trad. de José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2012. (Col. Filosofia).

OLIVEIRA, R. R. Teoria aristotélica dos regimes e o problema da realeza no livro III da Política. Trans/form/ação, Marília, v. 42, n. 2, p. 31-58, Abr./Jun., 2019.

TOSI, Giuseppe. Aristóteles e a Escravidão Natural. Campinas: Boletim do CPA, nº 15, jan/jun. 2003.

VERGNIÈRES, S. Ética e Política em Aristóteles: physis, ethos, nomos. Tradução de Constança Marcondes César. São Paulo: Paulus, 1998.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

DE OLIVEIRA MENDES, Elvis; NAMBERA, Filif. Uma Leitura Contemporânea da Justiça e da Lei nos Livros I e II da Política de Aristóteles. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 219–229, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47771. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47771. Acesso em: 25 abr. 2024.