O Nominalismo de Foucault a partir de Nietzsche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47753

Palavras-chave:

Foucault. Nietzsche. Nominalismo. Interpretação. Conhecimento.

Resumo

Neste artigo buscamos analisar alguns dos pressupostos metodológicos que contribuem para a compreensão do nominalismo de Foucault, assim como algumas das decorrências teóricas desse nominalismo. Com esse objetivo, na primeira parte tratamos da sua “recusa” dos universais, com ênfase na distinção, feita no primeiro volume da História da sexualidade, entre sexo e sexualidade. Em um segundo momento, sublinhamos esta opção de método de Foucault a partir de excertos de Nietzsche que demarcam o caráter arbitrário e contingente do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Em 2007 realizou pós-doutorado na École Normale Supérieur, Lyon, com pesquisa sobre performance vocal nos ditos e escritos de Michel Foucault. Tem em andamento ainda o projeto sobre voz e subjetivação na palavra cantada. Atualmente é professor TITULAR aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, Análise de Discurso atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciação, subjetividade, seguindo a perspectiva de Michel Foucault. Nessa mesma linha temática, orienta nos programas de Pós-graduação em literaturas e Pós-graduação em linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rodrigo de Oliveira Figueiredo, Universidade de São Paulo

Mestrando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) na área de História da Filosofia Moderna II. Realiza pesquisa sobre a questão do método e a crítica ao marxismo na analítica de poder de Michel Foucault. É monitor no projeto PLEA (Práticas de leitura e escrita acadêmicas). Concluiu graduação em Filosofia na Universidade de São Paulo em 2019. Desenvolveu, durante a graduação, pesquisa de iniciação científica sobre a filosofia de Michel Foucault e desenvolveu, também, projeto de iniciação científica sobre Nietzsche. Membro do grupo de pesquisa Michel Foucault da PUC-SP. Dedica-se especialmente às seguintes áreas de pesquisa: filosofia francesa contemporânea e filosofia alemã do século XIX.

Referências

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.

FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud, Marx. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos II. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000b, pp. 40-55.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo, Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. Aulas sobre a vontade de saber: curso no Collège de France (1970-1971). Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos IV: Estratégia, poder-saber. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FOUCAULT, M. O que é a crítica?. Conferência “Qu’est-ce que la critique?”. Tradutores independentes. Rio de Janeiro: Lug Editora, 2019.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a.

NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b.

NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos: ou, Como se filosofa com o martelo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, F. A vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

NIETZSCHE, F. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2016.

VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Tradução de Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

DE SOUZA, Pedro; DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, Rodrigo. O Nominalismo de Foucault a partir de Nietzsche. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 89–102, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47753. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47753. Acesso em: 24 abr. 2024.