Liberdade, Crítica e Política: A Coerência do Pensamento de Foucault a partir do seu Debate com Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i1.22956

Palavras-chave:

Foucault. Habermas. Antropologia. Normatividade. Crítica. Prática. Coerência.

Resumo

Em sua trajetória, Michel Foucault debruçou-se sobre diferentes objetos, produziu e aplicou abordagens distintas para problemas distintos, de forma tão original quanto controversa. Seu projeto intelectual foi criticado, aclamado, e, em boa medida, incompreendido por muitos de seus pares, ele mesmo tendo o definido e redefinido de diversas formas, o que torna desafiadora uma compreensão consistente do conjunto de sua obra. Este trabalho busca construir uma leitura dos contornos mais amplos do projeto foucaultiano, desde seu prefácio à Antropologia de Kant, até suas últimas entrevistas, apoiando-se em seu debate com Habermas. Para tanto, serão observadas a maneira como ele enxergou as relações entre sujeito, verdade e poder, e suas aproximações e afastamentos com a Escola de Frankfurt, bem como as principais críticas dirigidas a ele, e as possíveis defesas que se lhe oferecem, sobretudo no que diz respeito às suas posições quanto à normatividade, à verdade, à liberdade e à crítica. Ao fim e ao cabo, parece ser possível posicionar-se pela coerência do pensamento de Michel Foucault, bem como pela fecundidade de seu legado para uma reflexão prática e situada sobre nós mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Bernardo Bandeira de Melo, Universidade de Brasília, UnB

Servidor Público Federal. Doutorando em Sociologia pela UnB, Mestre em Ciência da Computação pela UFPE em 2009, com ênfase em Inteligência Computacional, Graduado em Engenharia Elétrica (modalidade Eletrônica) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em 2002. Analista de planejamento e orçamento do Ministério do planejamento desde 2011, foi assessor da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Presidência da República de janeiro a maio de 2016, Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, de maio de 2013 a agosto de 2015. Coordenador da Divisão de Planejamento do Ministério da Defesa desde agosto de 2015. Chefe de Gabinete do Secretário de Estado-Chefe da Casa Civil de julho de 2013 a dezembro de 2014. Coordenador Adjunto de Planejamento e Gestão da Casa Civil do Distrito Federal. Engenheiro da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF de 2002 a 2011. Área de interesse atual: Administração Pública voltada à redução de desigualdades.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

MELO, Elton Bernardo Bandeira de. Liberdade, Crítica e Política: A Coerência do Pensamento de Foucault a partir do seu Debate com Habermas. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 157–193, 2019. DOI: 10.26512/rfmc.v7i1.22956. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/22956. Acesso em: 21 nov. 2024.