A 'Arqueologia do Saber': Sobre os "Sistemas de Formação" e os "Sujeitos Falantes" do Século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i1.23130

Palavras-chave:

Arqueologia. Sistema de Formação. Estratégias. Unidades de Discurso.

Resumo

Este estudo aprofunda o texto da Arqueologia do saber com o objetivo de estabelecer uma aproximação entre esta obra de Foucault e os sujeitos falantes no século XXI.  Este aprofundamento é realizado em duas etapas. Em primeiro lugar, alguns conceitos da arqueologia são destacados, como o de estratégias e o de sistema de formação das práticas discursivas. Em segundo lugar, os sistemas de formação são abordados enquanto sistemas de dispersão e aproximados com as práticas comunicativas atuais. A análise acompanha o texto de Foucault juntamente com alguns principais interpretes e acrescenta, por fim, um diálogo com as posições de Byung-Chul Han a respeito de um panóptico digital aperspectivístico. A conclusão reforça que o conceito de sistema de formação de práticas discursivas se constitui um recurso importante para interpretar o mundo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Soares Veiga, Universidade de Caxias do Sul, UCS

Possui Doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS (defesa em março de 2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, graduações em Bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996-1998). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul - graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e história da filosofia, atuando principalmente com seguintes temas: Heidegger e a técnica, fenomenologia e hermenêutica, lógica e computação, ética e biopolítica.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

VEIGA, Itamar Soares. A ’Arqueologia do Saber’: Sobre os "Sistemas de Formação" e os "Sujeitos Falantes" do Século XXI. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 229–256, 2019. DOI: 10.26512/rfmc.v7i1.23130. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/23130. Acesso em: 28 mar. 2024.