A proveniência histórico-ontológica da técnica moderna: uma interpretação a partir de Heidegger
DOI :
https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i1.12499Mots-clés :
Técnica, Funcionalidade, Verdade, História do ser, HeideggerRésumé
O presente texto apresenta a proposta de pensar, com Heidegger, a proveniência histórica da técnica moderna a partir do pensamento históricoontológico, ou seja, do pensamento que medita a história do ser. Neste esforço, a meditação remonta à s origens gregas desta história, propondo-se compreender o que o sentido essencial da téchne entre os gregos. Depois, expõe a intermediação exercida pela interpretação romana da verdade e do ser como “actualitas”. Em seguida, apresenta a transformação da ontologia da “actualitas” na moderna metafísica da funcionalidade, que efetiva a correspondência de subjetividade e objetividade. Por fim, pergunta pelo fim desta metafísica no predomínio da técnica atual.
Téléchargements
Références
HEIDEGGER, M. Uma palavra de agradecimento. In: Revista de Cultura Vozes, Petrópolis-RJ, Volume LXXI, n. 4, p. 329-331, 1997.
________ (3ª ed.). Introdução à Metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.
________ Überlieferte Sprache und technische Sprache. Attental: Erker, 1989.
_________: Sophistes - Gesammtausgabe Band 19. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1992.
________ (2ª Ed.). Beiträge zur Philosophie (Vom Ereignis) - Gesammtausgabe Band 65. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1994
_________ (6ª Ed.). Nietzsche - Ester Band. Stuttgart: Neske. 1998a.
_________ (6ª Ed.). Nietzsche - Zweiter Band. Stuttgart: Neske, 1998b.
______ Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001
HEINZMANN, R. (1992). Philosophie des Mittelalters. Stuttgart: Kohlhammer.
LEÃO, E. C. Filosofia Grega. Teresópolis-RJ: Daimon, 2010.
LEÃO, E. C. Filosofia Contemporânea.Teresópolis-RJ: Daimon., 2013.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.