Paisagem: natureza perdida, natureza reencontrada?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v1i2.12261Palavras-chave:
Paisagem, Natureza, Georg Simmel, Rosario Assunto, Ética ambientalResumo
Em vez de considerarem o problema da distinção entre Natureza e Paisagem, posição típica das teorias de Georg Simmel e de Joachim Ritter, os debates contemporâneos incidem sobretudo na questão da naturalidade do natural, e em particular na possibilidade de restituir à paisagem a naturalidade perdida.
Downloads
Referências
ASSUNTO, Rosario. Il paesaggio e l’estetica (1971); 2.ª ed., Palermo: Edizione Novecento, 2005.
BUDD, Malcolm.The Aesthetic Appreciation of Nature. Essays on the Aesthetics of Nature, Oxford: Clarendon Press, 2002.
CARUS,Carl Gustav.Zehn Briefe über die Landschaftsmalerei (1815-1835), hrsg. und mit einem Nachwort von Gertrud Heider, Leipzig und Weimar: G. Kiepenheuer, 1982.
FEUERBACH, Ludwig.A essência do cristianismo, Trad. Adriana Veríssimo Serrão. Lisboa: Gulbenkian, 1994.
FEUERBACH, Ludwig. Das Wesen des Christentums(1841); Gesammelte Werke, vol 5, hrsg. von Werner Schuffenhauer, Berlin, Akademie Verlag, 1967.
HUMBOLD,Alexander von, Ansichten der Natur(1807), Stuttgart: Reclam, 2003.
RITTER, Joachim."Landschaft, Zur Funktion des Ästhetischen in modernen Gesellschaft", in Subjektivität, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974.
SEEL, Martin. Eine Ästhetik der Natur, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.
SERRÃO, Adriana Veríssimo (coord).Filosofia da Paisagem. Uma Antologia,Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.
SIMMEL, Georg. "Philosophie der Landschaft"; as referências remetem para a Gesamtausgabe, hrsg. von Otthein Rammsted, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989 et ss., vol. 12 (Aufsätze und Abhandlungen, 1909-1918. Bd. I.).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.