Paisagem: natureza perdida, natureza reencontrada?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v1i2.12261Keywords:
Landscape, Nature, Georg Simmel, Rosario Assunto, Environmental ethics, AestheticsAbstract
Em vez de considerarem o problema da distinção entre Natureza e Paisagem, posição típica das teorias de Georg Simmel e de Joachim Ritter, os debates contemporâneos incidem sobretudo na questão da naturalidade do natural, e em particular na possibilidade de restituir à paisagem a naturalidade perdida.
Downloads
References
ASSUNTO, Rosario. Il paesaggio e l’estetica (1971); 2.ª ed., Palermo: Edizione Novecento, 2005.
BUDD, Malcolm.The Aesthetic Appreciation of Nature. Essays on the Aesthetics of Nature, Oxford: Clarendon Press, 2002.
CARUS,Carl Gustav.Zehn Briefe über die Landschaftsmalerei (1815-1835), hrsg. und mit einem Nachwort von Gertrud Heider, Leipzig und Weimar: G. Kiepenheuer, 1982.
FEUERBACH, Ludwig.A essência do cristianismo, Trad. Adriana Veríssimo Serrão. Lisboa: Gulbenkian, 1994.
FEUERBACH, Ludwig. Das Wesen des Christentums(1841); Gesammelte Werke, vol 5, hrsg. von Werner Schuffenhauer, Berlin, Akademie Verlag, 1967.
HUMBOLD,Alexander von, Ansichten der Natur(1807), Stuttgart: Reclam, 2003.
RITTER, Joachim."Landschaft, Zur Funktion des Ästhetischen in modernen Gesellschaft", in Subjektivität, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974.
SEEL, Martin. Eine Ästhetik der Natur, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.
SERRÃO, Adriana Veríssimo (coord).Filosofia da Paisagem. Uma Antologia,Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.
SIMMEL, Georg. "Philosophie der Landschaft"; as referências remetem para a Gesamtausgabe, hrsg. von Otthein Rammsted, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989 et ss., vol. 12 (Aufsätze und Abhandlungen, 1909-1918. Bd. I.).
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.