ARTE E IDEOLOGIA

Autores/as

  • Flávio R. Kothe Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.01

Resumen

A obra para ser arte precisa ir além dos ideologemas nela contidos. A própria teoria estética pode ser ideologia, não apenas sendo a propaganda manifesta de uma convicção religiosa, moral ou política, mas também na estrutura profunda: a obra ser considerada arte serve para disfarçar o repasse de crenças e valores, a propaganda de uma escola, nação ou época. Se o transmitido é apenas ideologia, ela precisa ser mais camuflada quando o espírito esclarecido avança. Para conseguir maior objetividade na avaliação das obras precisa-se do método comparativo, examinando as variantes em torno de um tema ou topos.

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Biografía del autor/a

Flávio R. Kothe, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Português Inglês Língua e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), estudou Política em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), estudou Direito e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966-68), fez mestrado em Teoria Literária - Freie Universitat Berlin (1972), que foi reconhecido como mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1969) e fez doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975). É livre-docente pela PUCCAMP. Fez pós-doutorado nas universidades de Yale, Heidelberg, Berlim, Konstanz, Bonn, Frankfurt. Atualmente é professor titular de Estética na Universidade de Brasília. Tem atuado principalmente em teoria literária, literatura comparada, tradução, narrativa trivial, cânone brasileiro, mas hoje se dedica sobretudo a questões de estética, filosofia da arte, arte comparada, semiótica da cultura.

Publicado

2014-12-23

Cómo citar

Kothe, F. R. (2014). ARTE E IDEOLOGIA. Revista Estética E Semiótica- RES, Revista Estética Y Semiótica, 4(2). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.01

Número

Sección

Artigos

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