NIHILISMO COMPARATIVO

Autores

  • Flavio R. Kothe Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v7.n1.2017.01

Palavras-chave:

Arte comparada, Nihilismo, Hermenêutica, Heidegger, Celan

Resumo

É necessário desenvolver o que no momento poderíamos chamar de uma “comparatística nihilista”, ou seja, sempre ter uma noção do que não foi desenvolvido por uma obra de arte ou um ensaio filosófico. A comparação de obras com pontos estratégicos de similaridade é um primeiro passo para isso, mas nós precisamos considerar uma parte obscura da obra para entender a sua configuração, as suas características, a sua qualidade. O “abscôndito” é uma parte da obra, assim como temos um lado da Lua que normalmente não vemos. Isso significa que deveríamos permitir a imaginação ser uma parte da hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio R. Kothe, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Português Inglês Língua e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), estudou Política em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), estudou Direito e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966-68), fez mestrado em Teoria Literária - Freie Universitat Berlin (1972), que foi reconhecido como mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1969) e fez doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975). É livre-docente pela PUCCAMP. Fez pós-doutorado nas universidades de Yale, Heidelberg, Berlim, Konstanz, Bonn, Frankfurt. Atualmente é professor titular de Estética na Universidade de Brasília. Tem atuado principalmente em teoria literária, literatura comparada, tradução, narrativa trivial, cânone brasileiro, mas hoje se dedica sobretudo a questões de estética, filosofia da arte, arte comparada, semiótica da cultura.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

Kothe, F. R. (2017). NIHILISMO COMPARATIVO. Revista Estética E Semiótica, 7(1). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v7.n1.2017.01

Edição

Seção

Artigos