A emergência da problemática das identidades no bojo do processo de globalização
reflexos na ciência histórica
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20062Palavras-chave:
Identidades. História. Globalização.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca do impulso conferido à questão das identidades no quartel final do século XX e início do XXI, em duas dimensões. Primeiro, constrói-se uma visão panorâmica das modificações na importância atribuída à s identidades, pessoais ou grupais, ocorridas no bojo do processo de globalização. Segundo, reflete-se sobre
como os historiadores promoveram, no seio de sua disciplina, avanços metodológicos destinados a lidar com as demandas sociais oriundas das transformações da realidade. Assim, o artigo está estruturado em três seções: a inicial realiza breve reflexão acerca da emergência de novas demandas identitárias; a segunda avança sobre as respostas da ciência história, em especial nas suas vertentes política e cultural, Ã s alterações do contexto e a última trata das fontes preferenciais utilizadas pelos historiadores para abordar a questão das identidades.
Downloads
Referências
BOURDÉ, Guy, MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Tradução de Ana Rabaca. Lisboa:Publicações Europa-América, 1990.
BULL, Hedley. A sociedade anárquica. Brasília: EDUNB, IPRI; São Paulo: IOESP, 2002.
CARVALHO J. M. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil. Companhia das Letras, Riode Janeiro. 1990.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOBSBAWM, E. Nações e nacionalismos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
JOLL, James. A Europa desde 1870. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1982.
JULIARD, J. A política. In: LE GOFF, J. e NORA, P. (org.). História: novas abordagens. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1996.
RENOUVIN, P. e DUROSELLE, J. ”“B. Introdução à história das relações internacionais. Trad. Hélio de Souza. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.
SANTOS, Milton. Por uma Outra Globalização. São Paulo: Atlas, 2000.
THOMPSON, E.P. Costumbres en común. Barcelona: Crítica, 1955.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).