Before and beyond screens
economy and cinematographic market in Latin American countries
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.33947Keywords:
Cinema. Latin America. Film market.Abstract
The making of a film involves aspects that go beyond the work itself. For this reason, it is pertinent to scrutinize issues that are part of or interfere with its preparation before and beyond the finished product. Economic relations and the functioning of the audiovisual market are some of these peculiarities that directly affect the way cinematographic works will circulate and reach audiences inside and outside their country of origin. The films are an artistic and cultural products, and also industrial products inserted in a market logic with rules, limitations and economic interests. The challenges of this process and the unequal dispute between Latin American cinema and the Hollywood industry are some of the themes punctuated in this article.
Downloads
References
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; DOS SANTOS, Cristina Andrade; DOMINGUEZ, José Manuel Moreno. A indústria cinematográfica no Mercosul: economia, cultura e integração. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. Dossiê Especial Cultura e Pensamento, Vol. I - Espaço e Identidades, nov. 2006. Disponível em: http://eptic.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Revista-EPTIC_CulturaePensamento_vol-1.pdf. Acesso em 7 de junho de 2017.
CANCLINI, Néstor García. Latino-americanos a procura de um lugar neste século. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CITAÇÃO da semana: Lucrecia Martel. La Gaceta. 23 de agosto de 2015. Disponível em: http://mulhernocinema.com/para-ler/citacao-da-semana-lucrecia-martel/. Acesso em 22 de junho de 2018.
DOS SANTOS, Nelson Pereira; SENNA, Orlando. Declaração do Canecão. 2002. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/discursos//asset_publisher/DmSRak0YtQfY/content/pronunciamento-do-secretario-orlando-senna-no-iv-forum-brasil-de-programacao-e-producao-35513/10883. Acesso em 30 de agosto de 2017.
FALICOV, Tamara. A circulação global e local do novo cinema argenino. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado ”“ América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
GETINO, Octavio. As cinematografias da América Latina e do Caribe: indústria, produção e mercados. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado ”“ América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
JUAN-NAVARRO, Santiago. Cine y globalización en Iberoamérica: el papel de las coproduciones. Pasavento Revista de Estudios hispânicos. Vol. II, n.º 2 (verano 2014), pp. 297-31. Disponível em: https://ebuah.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/23848/cine_navarro_PASAVENTO_2014_V2_N2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 de outubro de 2019.
PITALUGA, Antonio Álvarez. “Retrospectiva histórica del cine cubano (1959-2015)”. Revista Estudios del Desarollo Social: Cuba y América Latina, vol 4, n. 2, p. 91-108, 2016.
RODRIGUEZ, Andrés. Quem fecha as portas do mundo ao cinema latino-americano? El País, Madrid, 26 ago. 2016. Cultura. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/25/cultura/1472145022_065606.html. Acesso em 03 de setembro de 2020.
VILLAZANA, Libia. Iniciativas sinérgicas de co-produção, distribuição e exibição no cinema latino-americano. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado ”“ América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).