A existência como emaranhamento contra a indiferença generalizada: Uma análise a partir de “Dias Perfeitos”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir do filme “Dias Perfeitos”, que retrata o cotidiano de Hirayama, este artigo busca analisar a dualidade entre a ontologia da indiferença, própria do capitalismo, e uma ontologia relacional do emaranhamento que Hirayama vive em seu cotidiano. Por meio da atenção ao seu redor, ele não apenas rejeita uma ontologia da indiferença, como também rejeita a metafísica do individualismo. Ao contrário, ele encarna em seu cotidiano a beleza e mistérios de uma existência emaranhada.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
BARAD, Karen. Agential Realism: a relation ontology interpretation of quantum physics. In: FREIRE, Olival (org.). The Oxford Handbook of the history of quantum interpretations. Oxford University Press, 2022.
BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Duke University Press, 2007.
BARAD, Karen. On Touching: The Inhuman That Therefore I Am. Brown University, v. 25, n. 3, 2012. Disponível em: https://read.dukeupress.edu/differences/article-abstract/23/3/206/97723/On-Touching-the-Inhuman-That-Therefore-I-Am?redirectedFrom=fulltext. Acesso em 05 mar. 2025.
BARAD, Karen. Performatividade pós-humanista: para entender como a matéria chega à matéria. Vazantes, v. 01, n. 1, p. 8-34, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33329. Acesso em 05 mar.2025.
BARAD, Karen. Performatividade queer da natureza. Revista Brasileira de estudos da homocultura. v. 03, n. 11, jul./set., p. 300-346, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/11882/7961. Acesso em: 05 mar. 2025
BRIDLE, James. Maneiras de ser: animais, plantas, máquinas: a busca por uma inteligência planetária. São Paulo: Todavia, 2023.
COELHO, Carlos Cardozo. “A equivalência e a inequivalência”. In: COELHO, Carlos Cardozo. A diferença hiperestrutural: Ontologia, pós-desconstrução - e devoração - a partir de Jean Luc Nancy e para além.Tese(Doutorado em Filosofia). PUC - Rio, Rio de Janeiro, mar. 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/30231/30231.PDF. Acesso em: 05 mar. 2025.
COELHO, Carlos Cardozo. Ontofagia - um materialismo mágico: a bruxa, a ciborgue, a vegana, o canibal, o cristo, o vírus, o zumbi, o capital, a natureza e os bichos. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2021.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIAS Perfeitos. Direção: Wim Wenders. Alemanha, Japão: O2 Play, 2023. Filme digital.
FERREIRA, Raíssa. Crítica – Dias Perfeitos (2023). Raissa Ferreira, 2024. Disponível em: https://www.raissaferreira.com/post/cr%C3%ADtica-dias--perfeitos-2023. Acesso em 03 mar. 2025.
GONZÁLEZ, Anahí Gabriela. Deshacer la especie: hacia un antiespecismo en clave feminista queer. Revista Tei, Irati, v. 10, n. 2, p. 45-70, jul/.dez., 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tel/article/view/13797. Acesso em 05 mar. 2025.
HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. s.d. Disponível em: https://cochabambahotel.noblogs.org/files/2017/03/Manifesto_Ciborgue.pdf. Acesso em 04 de mar. 2025.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política [Livro I - O processo de produção do capital]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
PADIAL, Beatriz. “Dias Perfeitos” e os “komorebi” que nos guiam pela vida. Bia Padial, s.d. Disponível em: https://www.biapadial.com/blog/dias--perfeitos-e-os-komorebi-que-nos-guiam-pela-vida. Acesso em: 03 mar.
RIBAS, Mario Marcio Godoy. Repensando os letramentos pela perspectiva pós-humanista. Trabalho Linguístico Aplicado, Campinas, v.2, n.58, p.612-636, mai./ago. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/tyQZD8Ls56Rq9qLcd3fLvtr/. Acesso em 05 mar. 2025.
SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável: Uma crítica feminista, racial e anticolonial do capitalismo. São Paulo: Zahar, 2024.
ZIMBRÃO, Helena. Dias Perfeitos. Observatório do Cinema e Audiovisual - UFF, 2024. Disponível em: https://oca.observatorio.uff.br/?p=5233. Acesso em: 03 mar. 2025.