Temporalidade estagnada
uma análise das dinâmicas temporais do século XXI a partir de Mark Fisher, Franco Berardi e Jonathan Crary
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v12i1.32422Palavras-chave:
Mark Fisher, Franco Berardi, Jonathan Crary, Tempo, EstagnaçãoResumo
O presente artigo procura elaborar um diagnóstico da nossa situação presente a partir de três pensadores: Mark Fisher, Franco ‘Bifo’ Berardi e Jonathan Crary. É nossa hipótese que esses três autores, cada um a sua maneira, compõem um quadro que ajuda a entender uma sensação de estagnação que imperaria no capitalismo contemporâneo ”” e que será denominado por Fisher de realismo capitalista. No pensamento de Fisher vemos uma análise da sensação de estagnação que se extrai da análise da atmosfera do âmbito cultural. Na obra de Bifo Berardi, encontraremos uma análise de como a nossa subjetividade é afetada pelas demandas do capitalismo contemporâneo e acabam gerando um sujeito esgotado. Por fim, Crary nos permitirá ver toda a rede técnica que compõe e intensifica a sensação de estagnação. A partir do diagnóstico desses autores, podemos falar de uma sensação de estagnação no tempo. O que se encontra comprometido não é, porém, a capacidade de mudança e de transformação política. O que esses autores circunscrevem é justamente uma sensação de que a nossa capacidade de aspirar alguma transformação se encontraria bloqueada.
Downloads
Referências
ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo. São Paulo: Boitempo editorial, 2014.
BERARDI, Franco. After the future. Oakland: AK Press, 2011. livro virtual.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FISHER, Mark. Capitalist realism: is there no alternative?. Winchester: O Books, 2009. livro virtual
FISHER, Mark. The ghosts of my life. Winchester: O Books, 2014. livro virtual.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Edição Três Estrelas, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.