A Sonoridade de Eros nas canções do Blues Clássico de Bessie Smith

Autores

  • Nathalia Nascimento Barroso Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Herbert Marcuse, Angela Davis, Eros, Blues Clássico, Bessie Smith

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar como o Blues Clássico de Bessie Smith exemplifica a possibilidade de mudanças ocorrerem através da dimensão estética. Como referências utilizaremos as obras Eros e Civilização: Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud, An Essay on Liberation e The Aesthetic Dimension: Toward a Critique of Marxist Aesthetics, de Herbert Marcuse, a fim de demonstrar como a música apresenta um poder persuasivo sobre as mentes e corpos dos ouvintes. Utilizaremos também a obra Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday, de Angela Davis, na qual o Blues é apresentado enquanto o meio para a expressão e transmissão das ideias e pensamentos das mulheres negras capaz de provocar mudanças na consciência negra norte-americana. Bessie Smith foi uma das mais conhecidas cantoras do Blues Clássico e recebe destaque neste artigo. A cantora preservou em suas canções uma herança africana a ser apresentada aos negros norte-americanos que servia de incentivo à modelos alternativos de comportamento e atitudes em relação aos estabelecidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro: Conhecimento, Consciência e a Política do Empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019, p.80.

DAVIS, Angela. Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday. New York: Vintage, 1998, p.4 - 357.

_______. A Liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018, p.9.

MARCUSE, Herbert. An Essay on Liberation. Boston: Bicompress,1969, p.43

_______. Contra revolução e revolta. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1973, p.113.

_______. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

_______. The Aesthetic Dimension: Toward a Critique of Marxist Aesthetics. Boston: Beacon Press, 1978, p.7 - 49.

Downloads

Publicado

2022-02-26

Como Citar

NASCIMENTO BARROSO, Nathalia. A Sonoridade de Eros nas canções do Blues Clássico de Bessie Smith . Das Questões, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/39597. Acesso em: 26 abr. 2024.