A Sonoridade de Eros nas canções do Blues Clássico de Bessie Smith
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v14i1.39597Palavras-chave:
Herbert Marcuse, Angela Davis, Eros, Blues Clássico, Bessie SmithResumo
O objetivo deste artigo é apresentar como o Blues Clássico de Bessie Smith exemplifica a possibilidade de mudanças ocorrerem através da dimensão estética. Como referências utilizaremos as obras Eros e Civilização: Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud, An Essay on Liberation e The Aesthetic Dimension: Toward a Critique of Marxist Aesthetics, de Herbert Marcuse, a fim de demonstrar como a música apresenta um poder persuasivo sobre as mentes e corpos dos ouvintes. Utilizaremos também a obra Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday, de Angela Davis, na qual o Blues é apresentado enquanto o meio para a expressão e transmissão das ideias e pensamentos das mulheres negras capaz de provocar mudanças na consciência negra norte-americana. Bessie Smith foi uma das mais conhecidas cantoras do Blues Clássico e recebe destaque neste artigo. A cantora preservou em suas canções uma herança africana a ser apresentada aos negros norte-americanos que servia de incentivo à modelos alternativos de comportamento e atitudes em relação aos estabelecidos.
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Referências
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