A Veia Pragmática do Inumanismo

Autores

  • Cássia Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Racionalismo, Inumanismo, Pragmática, Inteligência Artificial, Reza Negarestani

Resumo

Este artigo procura investigar a ideia de inumanismo como um desdobramento do Iluminismo, entendido enquanto um programa contínuo e estendido. O ponto de partida para essa abordagem será o artigo “Labor of the Inhuman”, publicado em 2014 por Reza Negarestani. Sustentaremos aqui que o cerne do projeto inumanista se encontra numa atitude de intervenção, manifestada na luta constante por um conteúdo adequado para o conceito de humano. Ao longo do texto é justificado o motivo dessa luta se iniciar por uma investigação pragmática das ramificações resultantes de nossos comprometimentos ao dizer que somos humanos. E também o motivo de ela funcionar como forma de superação do anti-humanismo e de uma servidão cognitiva presentes em diversas formas do pensamento político e filosófico recentes, principalmente no que Negarestani chama de marxismo kitsch. Todo esse processo demanda uma compreensão adequada da estrutura organizacional e funcional da prescrição, e dos sistemas de descrição que precisam ser tornados explícitos pela mediação de um trabalho coletivo. Como humanos, é preciso que nós entendamos apropriadamente como estamos e de que forma viemos a assim estar, para só então sabermos o que fazer e como fazer para nos transformarmos de acordo com o que devemos ser, de acordo com a coletivização compulsória da razão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRANDOM, Robert. Making it Explicit. Harvard: Harvard University Press, 1994.

BRASSIER, Ray. “Liquidate Man Once and for All”. Disponível em: https://ossz2vasz4.wordpress.com/2018/11/15/liquidate-man-once-and-for-all-2005/ (Acessado em 20 de agosto de 2020.), 2005.

HAUSSER, Roland. Foundations of Computational Linguistics. New York: Springer, 1999.

NEGARESTANI, Reza. “Labor of the Inhuman”, in: #ACCELERATE# The Accelerationist Reader. Urbanomic: Padstow, 2014

____________________. Intelligence and Spirit. Padstow: Urbanomic, 2018

____________________. “Some clarifications on the Inhuman”. Disponível em: https://toyphilosophy.com/2018/04/09/some-clarifications-on-the-inhuman/ (Acessado em 20 de agosto de 2020.), 2018b.

RODEN, David. Posthuman Life. New York: Routledge, 2015.

SELLARS, Wilfrid. “Philosophy and the Scientific Image of Man” in: In the Space of Reasons ed: SCHARP, Kevin; BRANDOM, Robert. Massachusetts: Harvard University Press, 2007.

SRNICEK, Nick ; WILLIAMS, Alex. Manifesto for an Accelerationist Politics. in: #ACCELERATE# The Accelerationist Reader. Urbanomic: Padstow, 2014

WOLFENDALE, Peter. The reformatting of homo sapiens. Angelaki ed. 24 (1) p. 55-66. UK: Routledge, 2019

Downloads

Publicado

2021-06-20

Como Citar

SIQUEIRA , C. A Veia Pragmática do Inumanismo. Das Questões, [S. l.], v. 12, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/35371. Acesso em: 27 nov. 2021.