“MAIS HUMANO QUE HUMANO, MAIS ROBÔ QUE ROBÔ”:

A IMAGEM DO CIBORGUE NA ESTÉTICA ACELERACIONISTA

Autores

  • Pedro Antônio Gregorio de Araujo PUCRS

Palavras-chave:

Ciborgue, Haraway, Shaviro, Aceleracionismo, Estética

Resumo

RESUMO: o presente artigo visa analisar, na ficção científica, como é retratado o personagem ciborgue que, no nosso entendimento, é aquele ser que está além de dualidades orgânico-artificial, humano-robô, natureza-tecnologia, e também critica a noção clássica de sujeito. Para falar sobre o ciborgue, empreenderemos a tese de Donna Haraway em seu Manifesto Ciborgue. Segundo ela, o ciborgue apresenta um horizonte pós-capitalista, pós-gênero e pós-humano, dado sua quebra de dualidades. Feito isso, iremos expor o “aceleracionismo estético” proposto por Steven Shaviro, que para ele seriam as obras de ficção que exageram e intensificam os terrores do neoliberalismo de forma imanente. Para fazer isso, temos que passar por fundamentos da estética kantiana, bem como a conceituação de Michael Hardt e Antonio Negri do problema da subsunção no capitalismo tardio. Por fim, trataremos de mostrar como a figura do ciborgue é retratada em certos filmes de ficção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZZICALUPO, Laura. Biopolítica: um Mapa Conceitual. Trad. Luísa Rabolini. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2017.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: Ciência, Tecnologia e Feminismo-Socialista no Final do Século XX. In: TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-Humano. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 33-119.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Trad. Berilo Vargas. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade de Julgar. Trad. Fernando Costa Mattos. 1 reimp. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2016.

KUNZRU, Hari. Genealogia do Ciborgue. In: TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-Humano. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016a, p. 119-126.

______. “Você é um Ciborgue”: Um Encontro com Donna Haraway. In: TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-Humano. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016b, p. 17-33.

SHAVIRO, Steven. No Speed Limit: Three Essays on Accelerationism. Minnesota: University of Minnesota Press, 2015.

TADEU, Tomaz. Nós, Ciborgues: O Corpo Elétrico e a Dissolução do Humano. In: ______ (Org.). Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-Humano. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 4-17.

REFERÊNCIAS FILMOGRÁFICAS:

O EXTERMINADOR DO FUTURO. Direção: James Cameron. Produção: Gale Anne Hurd. Estados Unidos: Orion Pictures, 1984, 1 DVD. (107 min.)

GHOST IN THE SHELL ”“ O Fantasma do Futuro. Direção: Mamoru Oshii. Produção: Yoshimasa Mizuo; Ken Matsumoto; Ken Iyadomi; Mitsuhisa Ishikawa. Japão: Kodansha, 1995, 1 DVD. (83 min.)

ROBOCOP ”“ O Policial do Futuro. Direção: Paul Verhoeven. Produção: Arne Schmidt. Estados Unidos: Orion Pictures, 1987, 1 DVD. (102 min.)

Downloads

Publicado

2021-06-20

Como Citar

GREGORIO DE ARAUJO, Pedro Antônio. “MAIS HUMANO QUE HUMANO, MAIS ROBÔ QUE ROBÔ”:: A IMAGEM DO CIBORGUE NA ESTÉTICA ACELERACIONISTA . Das Questões, [S. l.], v. 12, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/32749. Acesso em: 23 abr. 2024.